Sexta-feira às 01 de Novembro de 2024 às 12:34:45
Geral

Site de divulgação de candidaturas e contas é método de pesquisa sobre candidatos

Uma ferramenta que poderá auxiliar o eleitor na hora de compreender melhor o cenário é o site Divulga Candidato, do Tribunal Superior Eleitoral - TSE.

Site de divulgação de candidaturas e contas é método de pesquisa sobre candidatos

Desde o lançamento oficial das candidaturas aos cargos eletivos nas Eleições Gerais de 2022, a Folha de Campo Largo, em parceria com entidades como a Acicla - Associação Comercial e Empresarial de Campo Largo, Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Campo Largo e a Associação Amigos do Itaqui, têm fomentado entre os campo-larguenses a campanha #votecampolargo.

Além de incentivar os eleitores da cidade a votarem em candidatos locais, a campanha também visa conscientizar quanto a análise de propostas - que vêm sendo disponibilizadas semanalmente via jornal impresso e site da Folha de Campo Largo - e para que conheça melhor as convicções de cada um.

Uma ferramenta que poderá auxiliar o eleitor na hora de compreender melhor o cenário é o site Divulga Candidato, do Tribunal Superior Eleitoral - TSE. Nele, é possível consultar a lista de bens declarados, eleições anteriores e a ficha completa do candidato, inclusive grau de instrução, ocupação, composição da coligação entre outros.

O site dá acesso ainda à links oficiais do candidato, bem como redes sociais. Há um espaço para acesso aos processos, certidões, despesas e prestação de conta dos candidatos, inclusive com anexos de notas fiscais eletrônicas, extratos bancários, concentração de despesas e ranking de doadores e fornecedores.

Outra possibilidade é a comparação entre candidatos sobre o total de recursos arrecadados e gastos na campanha. Além de dados sobre os candidatos, o site também traz estatísticas de eleição. Essas informações deixam o processo eleitoral muito mais transparente e com informação acessível a todos os eleitores. As informações são atualizadas diariamente. O site para acesso é www.divulgacandcontas.tse.jus.br.
Imunidade eleitoral

Iniciou no último sábado (17) a imunidade eleitoral, prevista no Código Eleitoral. Ela garante ao candidato o exercício da democracia, impedindo que ele seja afastado da disputa eleitoral por prisão ou detenção que possa ser posteriormente revista. Casos de crimes inafiançáveis e flagrante delito ficam de fora da proibição.