Materiais diversos de descarte poderão ser trocados por mais de vinte espécies de plantas. Ação seria no dia 21, porém teve data alterada pela previsão do tempo, mas permanecerá no mesmo local
O Dia da Árvore de 2022 será celebrado com troca de mudas por diversos tipos de resíduos aqui em Campo Largo, porém terá que ser em dia diferente. A Prefeitura de Campo Largo, a pedido da Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária, informa que a ação gratuita denominada “EU REPENSO: DIA DA TROCA CONSCIENTE”, de troca de mudas por resíduos diversos, foi adiada para 23 de setembro, devido à previsão de chuva nesta quarta-feira (21).
Sendo assim, o evento mudou para a próxima sexta-feira e não será mais amanhã (21). Porém, o local de realização continuará o mesmo: Praça Getúlio Vargas, também conhecida como Praça do Museu, das 8h às 17h. Confira o que você pode levar para trocar:
- Materiais recicláveis (papel, plástico, metal);
- Eletroeletrônicos;
- Volumosos (madeira, colchões);
- Medicamentos;
- Pneus;
- Pilhas, baterias e lâmpadas;
- Resíduos de construção civil;
- Óleo de fritura usado;
- Até mesmo resíduos da Coleta Verde (galhos, folhas e troncos).
Os materiais recicláveis entregues deverão estar limpos e secos, sem gordura ou restos de comida, e uma conferência da equipe da Secretaria Municipal será feita na hora para validar os materiais arrecadados e efetuar a troca.
“Serão pelo menos 20 espécies de árvores frutíferas e ornamentais que poderão ser trocadas por materiais recicláveis. E temos o desafio para os campo-larguenses: o objetivo de trocar 5 mil mudas. Contamos com a participação de todos”, convoca o prefeito do município, Maurício Rivabem.
Além do cuidado com a natureza, o objetivo é ajudar na arrecadação de materiais recicláveis para as Associações e a Cooperativa de Reciclagem que receberão os materiais arrecadados para separação, e posterior venda. No local haverá caminhões de coleta e cinco caçambas de empresas parceiras que estarão identificadas para o descarte de cada material. Equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária também estarão no local para responder dúvidas dos munícipes e atender a população.
Como participar - Quem levar um saco de 50 litros com materiais recicláveis terá direito a uma muda de planta. Para os sacos com capacidade de 100 litros a quantidade para troca será de duas mudas. E cada pessoa poderá retirar até 20 mudas, durante todo o dia. Para os pneus será considerada uma muda para cada pneu, e para itens pequenos como lâmpadas, pilhas, baterias e medicamentos, cada sacolinha de mercado equivalerá a uma muda. Já os resíduos de construção serão analisados na hora pelos técnicos, em relação ao quantitativo de mudas a ser recebido.
Destino - O material reciclável recebido será distribuído entre as quatro Associações e a Cooperativa de Catadores cadastradas no município. Como a demanda de materiais recolhidos na coleta seletiva e entregues a essas Associações está baixa, a iniciativa também fará a diferença na renda dos catadores que têm na reciclagem a base do seu sustento. Para o descarte correto dos demais resíduos, alguns parceiros da Prefeitura e INPAR (Instituto Paranaense de Reciclagem) farão o descarte ambientalmente correto.
Espécies - Para a troca estarão disponíveis, conforme disponibilidade no dia: dedaleiro, branquilho, ipê amarelo, ingá, capororoca, erva-mate, cereja, sininho amarelo, pitanga, coerana amarela, jacarandá, guabiroba, caliandra rosa, brinco de princesa, cassia, araçá vermelho, pinho bravo, aroeira do campo, ipê roxo, palmeira jerivá e senna araucarietorum.
SERVIÇO:
"EU REPENSO: DIA DA TROCA CONSCIENTE"
Data: 23 de setembro, Dia da Árvore
Horário: das 8h às 17h
Endereço: Praça Getúlio Vargas - Praça do Museu