Quinta-feira às 21 de Novembro de 2024 às 09:49:15
Política

Procedimento de geração de mídias e lacração de urnas eletrônicas é finalizado em Campo Largo

 

 
 
Procedimento de geração de mídias e lacração de urnas eletrônicas é finalizado em Campo Largo

Foi finalizado na tarde desta segunda-feira (19) os procedimentos de geração de mídias, carga e lacração das urnas de Campo Largo, que serão utilizadas nas Eleições Gerais do próximo dia 02 de outubro.

O técnico judiciário Gabriel Leal explica que este é o momento em que todas as Zonas Eleitorais recebem os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), preparam as mídias a serem inseridas nas urnas, essa informação é registrada contendo dados sobre candidatos e eleitores, são colocados os lacres assinados pelos juízes eleitorais. “Esse procedimento traz segurança para o processo, com a garantia de que o equipamento é seguro e garantirá que a democracia seja desenvolvida sem quaisquer interferências. Elas voltam a funcionar somente no dia da eleição, ou seja, a partir das 07h do dia 02 de outubro. Se ligarmos essa urna agora, a tela inicial irá trazer uma mensagem de que só passará a funcionar a partir da data e horário do dia da Eleição.”

As urnas ficarão em segurança no Fórum Eleitoral de Campo Largo e no sábado (01) serão entregues aos locais de votação, neste ano, pelos Correios. Os presidentes das seções são convidados para auxiliar no processo de montagem, para que no domingo esteja tudo pronto para os eleitores.

O processo foi iniciado na última sexta-feira (16), teve a presença do juiz eleitoral Dr. Enéias. O procedimento compreendeu as 268 urnas, das 268 seções eleitorais do município, que é dividido em 42 locais de votação. Também são preparadas mais 25 urnas de contingência (reserva), para eventual necessidade de substituição no dia da eleição.

Ao todo, as Eleições Gerais envolvem o trabalho de aproximadamente 1.300 pessoas, que compreende mesários, administradores de prédio, auxiliares e outros.