Conforme processo disponível para consulta pública no site Divulga Candidato, do Tribunal Superior Eleitoral, a candidatura a deputado estadual do atual vereador Sargento Leandro Chrestani consta como Indeferida com Recurso, pela falta de apresentação da certidão do 2º Ofício Distribuidor da Justiça Miliar.
Segundo o documento, “verifica-se que o pedido de registro não veio instruído com toda a documentação exigida em lei e que, apesar de devidamente intimado (ID 43084543), não apresentou certidão do 2º Ofício Distribuidor da Justiça Militar, limitando-se a esclarecer que se encontra desincompatibilizado da Polícia Militar, exercendo exclusivamente a função de vereador da Câmara Municipal de Campo Largo/PR, tendo passado à inatividade militar com o ato de sua diplomação para o cargo ao qual fora eleito (ID 43090453). Por certo que não é suficiente a suprir a ausência da aludida certidão a comprovação de que o militar encontra-se em inatividade”.
Segue ainda trazendo que “o requerente não apresentou a documentação necessária, o que cria óbice ao deferimento de seu registro, já que não teria sentido a Justiça Eleitoral continuar a intimá-lo indefinidamente para o cumprimento de uma obrigação não atendida”, assina o desembargador Fernando Wolff Bodziak, relator no processo.
A assessoria do candidato esclarece que “o TRE e não o TSE exigiu do mesmo a certidão de descompatibilização do cargo de policial militar, bem como a certidão negativa da justiça militar. Acontece que tais documentos não eram necessários, tendo em vista que o Sargento Leandro não é mais militar da ativa, já que exerce o cargo de vereador na cidade de Campo Largo – PR”, e que “documentos solicitados foram apresentados à Justiça Eleitoral e a candidatura está sob recurso, tendo a certeza de que a mesma será deferida. Portanto, não há qualquer empecilho para que a Campanha continue sendo desnecessária qualquer preocupação ou temor em relação ao assunto. Todos os votos serão computados e validados normalmente”, enfatizando que boatos que circulam pelas redes sociais são falsos.