Sabado às 07 de Dezembro de 2024 às 06:35:58
Opinião

Assunto difícil, mas que deve ser tratado

Embora tenhamos a plena consciência de que a vida é frágil, um paradoxo de pensamento nos faz acreditar que viveremos para sempre.

Assunto difícil, mas que deve ser tratado

Embora tenhamos a plena consciência de que a vida é frágil, um paradoxo de pensamento nos faz acreditar que viveremos para sempre. Nunca sabemos quando nosso último suspiro será dado e este é um dos maiores presentes que temos. A previsibilidade nos desestimula e seríamos mais temerosos ainda quanto ao futuro - muitas pessoas têm medo do porvir, caso soubéssemos cada passo que daríamos no segundo seguinte. Alguns acreditam que a vida não teria a mesma graça se pudessemos, talvez a vida se tornasse mais difícil.

Porém, não é errado pensar na morte. Na verdade é errado agir como se ela jamais fosse bater à nossa porta. O segredo está no equilíbrio destes pensamentos, que nos deve fazer refletir em um planejamento para a nossa família, em caso de perda, sem tirar o brilho, a vitalidade ou a emoção de tão belos momentos que a vida nos proporciona.

Aqui está também a necessidade de conversarmos sobre a doação de órgãos e os procedimentos que gostaria que fossem feitos em caso de uma morte cerebral, por exemplo. Não é fácil atravessar este momento, é quase como estar perdido no deserto, sem saber quando tudo aquilo irá acabar. Mas, quem sabe uma conversa esclarecedora em família, com os mais próximos e íntimos, no futuro seja a brisa que refresque os pensamentos em meio àquele sol quente, que pode nos confundir. Podem ser apenas palavras, neste momento, mas quando paramos para pensar em quantas pessoas podem ter qualidade de vida vindo de um doador, o coração também se alivia.

O quesito de informação conta muito também, por isso ler sobre o assunto e apoiar campanhas como o Setembro Verde faz com que muitas dúvidas sejam esclarecidas e mitos derrubados. Para a constatação de uma morte encefálica, por exemplo, condição inicial para ser doador de órgãos, há um completo e extenso documento emitido pelo Conselho Federal de Medicina, assim como pelas regionais do órgão, que envolvem mais de um médico experiente e um prazo de tempo para que seja comprovada.

A doação de órgãos é a continuidade de uma missão linda, ao permitir que seu amado viva, proporcionando qualidade de vida a alguém que muitas vezes sofre com tratamentos tão dolorosos. Mas você não precisa esperar o trágico para ajudar alguém, por isso também seja doador de sangue e medula óssea. Estenda a mão a quem tanto precisa. Se a nossa missão nesta Terra não é ajudar aos nossos semelhantes das mais diversas maneiras possíveis, que mais haveríamos de fazer por aqui. Atitudes como estas também revelam o amor que habita em nós, sem nada a receber em troca, movidos apenas pelo desejo de fazer o bem.