Sabado às 07 de Dezembro de 2024 às 06:54:20
Opinião

De olho na melhoria para a Saúde e qualidade de vida

Um dos pontos mais estratégicos de campanha é a parte de promoção de saúde.

De olho na melhoria para a Saúde e qualidade de vida

Um dos pontos mais estratégicos de campanha é a parte de promoção de saúde. Muito além de buscar votos, os candidatos idealizam projetos que realmente são capazes de melhorar a saúde pública e auxiliar toda a população brasileira, desde os mais carentes até aqueles que possuem maior poder financeiro. O SUS é um dos sistemas de saúde mais eficientes do mundo, atendendo desde a prevenção a doenças graves, vacinação garantida para 100% da população, até a cobertura de casos de alta complexidade, passando por medicamentos e equipos mais caros e até importados. Funciona como deveria? Nem sempre. E é por isso que devemos ficar atentos às propostas que façam caminhar a melhoria da saúde brasileira.

Atravessamos um dos momentos mais delicados de toda a história do país, que foi a pandemia de Covid-19. Vimos compatriotas sofrerem por falta de oxigênio. Não muito longe, aguardando por um leito, estavam campo-larguenses, vizinhos e alguns, mesmo com o tratamento, acabaram vitimados. Alguns aguardavam ansiosos pela vacina, outros estavam receosos, por ter sido feita com tamanha agilidade, porém hoje conta com 80,6% da população vacinada, sendo 171 milhões de pessoas totalmente imunizadas. Hoje, pode-se dizer, que só não é vacinado quem não quer, visto o acesso e o Plano Nacional de Imunização bem elaborado.

Atualmente, está sendo instaurada uma preocupação na sociedade quanto a Monkeypox, ou a varíola dos macacos, e como será administrada essa questão, visto que já ultrapassou quatro mil casos confirmados e apenas uma morte. A vacina contra essa doença deve chegar ao Brasil no mês de setembro e deve priorizar no início os profissionais da saúde, que acabam sendo os mais expostos ao vírus desta zoonose.

Outro ponto ligado à Saúde que os candidatos devem se preparar é quanto à saúde mental dos brasileiros. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) já mostravam em 2019 que o Brasil é um dos mais ansiosos do mundo e um dos líderes em casos de depressão. Conforme o jornal O Estado de Minas, o cenário não melhorou, pelo contrário, ficou pior. Conforme pesquisa feita pela Universidade Estadual de Ohio (EUA), o índice de depressão e ansiedade na pandemia teve uma elevação de 25% no caso de simultaneidade das doenças. Mais do que campanhas pontuais ao longo do ano, é preciso promover maior qualidade de vida aos brasileiros, para evitar que situações mais graves, que cheguem a impossibilitá-los de viver ou trabalhar acabem se tornando uma realidade. A esfera da Saúde abrange muito mais que apenas construir hospitais ou abrir Unidades de Saúde. É promoção de uma vida melhor a toda população, com prevenção sempre.