O atleta Emanuel Plath Santos, conhecido como Demolidor, com apenas 09 anos segue escrevendo história.
O atleta Emanuel Plath Santos, conhecido como Demolidor, com apenas 09 anos segue escrevendo história. A participação na categoria de até 28 kg no Mundial de Kickboxing Sub-17 é um fato inédito no Paraná e a vaga veio diante de muita dedicação ao participar do Campeonato Paranaense e o Brasileiro, nos quais ele atingiu pontuações superiores, sendo classificado como primeiro lugar geral.
“A colocação dele nestes campeonatos chamou a atenção do técnico da Seleção Brasileira, que o chamou para compor a equipe nesta categoria. Agora ele está muito focado, se preparando para a competição, que irá acontecer entre os dias 30 de setembro e 09 de outubro, na Itália”, conta a mãe, Zeila Plath.
A preparação para a participação do campeonato acaba sendo intensa. Além da rotina de treinos, dedicando mais de duas horas por dia, tendo também que se deslocar para Cascavel – sede da Seleção Brasileira -, Emanuel também realiza consultas com médico, psicóloga e nutricionista, para se manter no peso. “Quem treina ele é o meu marido e pai dele, Alysson Lyoto. Ele também precisa ir até Cascavel, no camp da Seleção Brasileira, onde se concentra em assistir lutas, montar estratégias e realiza aulas práticas. Os lutadores da Europa são fortes, por isso a dedicação dele é ainda maior”, pontua.
De olho no objetivo
“Ele está extremamente feliz com os resultados que já alcançou. É uma classificação inédita para Campo Largo e para o Estado do Paraná, e ele comenta que quer mais, quer ser campeão mundial, ainda que nós sempre busquemos ressaltar o que ele já conquistou. Ele é muito disciplinado e não tem tempo ruim para treinar. Temos muito orgulho dele”, comenta Zeila.
Ela ressalta que a alegria de ver o filho envolvido em um esporte, buscando sempre pela vida saudável e se dedicando para conquistar um objetivo é sempre muito emocionante, e comenta que nos campeonatos que Emanuel já conquistou foi impossível segurar as lágrimas. “O Alysson vai para a Itália como auxiliar técnico da Seleção Brasileira e eu vou como ‘mãe coruja’, para estar lá com o Emanuel independente do resultado. O que nós percebemos é que quando o atleta está com os pais, o rendimento e a confiança dele é maior, existe uma diferença. Estaremos lá para apoiar ele, sem dúvida”, finaliza.
O atleta está aberto a patrocínio para a ida e a estadia na Itália. Empresas interessadas podem entrar em contato com a Zeila pelo telefone e WhatsApp (41) 99923-4945 ou pelo Instagram @emanuelplath – podem enviar mensagens de apoio também, pois o Emanuel gosta de ler todas.
Conquistas
Ao longo da sua jornada como atleta, Emanuel já conquistou as posições de: campeão Sulamericano de Kickboxing, bicampeão Brasileiro de Kickboxing, bicampeão Paranaense de Kickboxing e bicampeão Reg de Karatê.