Sabado às 20 de Abril de 2024 às 06:14:03
EM CAMPO LARGO  | 23º
Geral

Festa do Agricultor reuniu milhares de pessoas em três dias de evento

A praça João Antônio da Costa recebeu a festa entre os dias 29 e 31 de julho. Teve feira com produtos da agricultura familiar, artesanato, shows, desfile de tratores e diversas atividades para toda a família

Festa do Agricultor reuniu milhares de pessoas em três dias de evento

Organizada pela Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária, aconteceu no último fim de semana (entre os dias 29 e 31 de julho) a primeira edição da Festa do Agricultor, em homenagem ao Dia do Agricultor - que foi em 28 de julho. A estrutura da festa foi montada na Praça João Antônio da Costa (Praça do Sagrada) e movimentou a cidade, com atividades diversas para toda a família, reunindo milhares de pessoas e se tornando um sucesso de público.

O prefeito de Campo Largo, Maurício Rivabem, esteve presente nos três dias e satisfeito com o resultado. “Quero agradecer a todos os profissionais da prefeitura que se dedicaram e trabalharam, por meio da integração de diversas secretarias municipais, para a realização de todos os detalhes e exigências de um evento desse porte. E quero agradecer a todos que participaram, seja expondo seus produtos ou indo prestigiar a linda festa que foi! Movimentamos a economia local, apresentamos profissionais e artistas campo-larguenses para a população, nossa gente com uma força de trabalho potencial, e ainda oferecemos diversão para toda a família. Juntos fazemos uma grande Campo Largo!”, ressaltou.

Pequenos produtores, feirantes, autônomos, até mesmo representantes de grandes marcas. O evento reuniu diversos profissionais e foi uma festa para todos, mas com carinho especial aos produtores rurais - homenageados durante o evento - que representam a força da agricultura no desenvolvimento de Campo Largo. Na ocasião os visitantes puderam conhecer, provar e apreciar alimentos fresquinhos - alguns orgânicos e direto de quem produz -, e o melhor: sem sair da cidade. Além disso, estavam presentes os artesãos locais com itens diversos para presentear familiares e amigos. Uma vitrine do que Campo Largo produz e tem para oferecer.

Sucesso de público também foi de vendas - Inicialmente, a festa previa receber cerca de 40 expositores. Porém, o número subiu para 57. Devido à grande procura, novas vagas foram abertas pela organização. E reuniu participantes como a Kátia Bueno, artesã que, pela primeira vez, participou de uma feira desse porte, com três dias de duração. “É a primeira vez que eu estou expondo e foi uma surpresa. Já superei minhas expectativas, vendi mais do que eu esperava. Não só na questão de vendas, mas de organização também”, destacou Kátia. E ainda era sábado, ela teve mais um dia de feira depois.

Para o expositor Antônio Gonçalves, produtor de vinhos artesanais, a iniciativa foi uma maneira de apresentar os empreendedores locais aos campo-larguenses, além de ser uma oportunidade para atrair visitantes de outras cidades. “Que tenham mais feiras para que as pessoas de fora possam vir, participar e descobrir o que tem em nossa cidade. Campo Largo tem muita coisa maravilhosa que está escondida. Essa parceria da prefeitura com os produtores nos deu oportunidade de mostrar para todo mundo que tem coisas boas aqui”, disse.

Além das vendas realizadas durante o evento, para o expositor de antiguidades, Wiliam Licheta, a feira também trouxe a possibilidade de conhecer novos parceiros e fazer negócios futuros. “Nós agradecemos a equipe da prefeitura que nos ajudou e nos incentivou com esse projeto. Muitas pessoas estão comprando, outras estão encomendando serviços futuros. Então para nós está sendo um sucesso, com movimento bom para todo mundo. Precisamos disso sempre”, afirmou ele, em depoimento durante o segundo dia da festa.

Food trucks fortaleceram a gastronomia de rua - Além de prestigiar todos os estandes, os visitantes puderam aproveitar uma agradável praça de alimentação bem no meio da praça, com food trucks da cidade que tinham opções como churros, pastéis, espetinhos, crepes, sanduíches e bebidas em geral. Todos já são clássicos e fazem parte da tradicional Feira Noturna que acontece todos os meses na Praça Getúlio Vargas (Praça do Museu).

Música ao vivo, desfile e atividades para toda a família - Um palco foi montado na praça, de frente para a praça de alimentação, e recebeu músicos locais, garantindo a animação da festa. No repertório, desde títulos marcantes da música gaúcha, sertanejos, até canções autorais. As apresentações aconteceram durante os três dias de evento e tiveram o apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura.

Além disso tudo, o evento teve um desfile de tratores no anel viário central, uma palestra sobre cooperativismo, exposição de carros e também exposição de cavalos. Os animais encantaram pessoas de todas as idades e foram eternizados em muitas fotos e vídeos postadas pelos visitantes nas redes sociais.