Sabado às 20 de Abril de 2024 às 01:37:22
EM CAMPO LARGO 10º | 23º
Policial

Presidente da Fúria Independente pisoteado por cavalo da Polícia Militar tem morte cerebral, diz delegado

O presidente da Torcida Fúria Independente, torcida do Paraná Clube, Mauro Machado Urbim, teve morte encefálica decretada nesta segunda-feira (1º)

Presidente da Fúria Independente pisoteado por cavalo da Polícia Militar tem morte cerebral, diz delegado

O presidente da Torcida Fúria Independente, torcida do Paraná Clube, Mauro Machado Urbim, teve morte encefálica decretada nesta segunda-feira (1º). A informação foi confirmada pelo delegado da Demafe, Luiz Carlos de Oliveira, em entrevista à Banda B. Urbim estava internado em estado grave há dois dias no Hospital do Trabalhador.

“Sim, nós tivemos esta informação lamentável de morte cerebral do Mauro, presidente da Fúria”, iniciou. “Nós temos a lamentar a morte de uma pessoa, torcedor do Paraná, uma pessoa que nós tínhamos o estreitamento muito grande. Nós iremos abrir o inquérito policial para ver as circunstâncias dos fatos acontecidos”, continuou Oliveira.

De acordo com a Fúria, o caso aconteceu depois do jogo entre Paraná Clube e FC Cascavel. O Tricolor venceu a Serpente nos pênaltis, na Vila Capanema, e avançou para as oitavas de final da Série D.

A torcida afirmou que não houve confusão e que a Polícia Militar agiu com “despreparo”.

“Sem qualquer necessidade, de forma truculenta e COVARDE a Polícia Militar, com o seu Regimento de Polícia Montada, pisoteou o nosso presidente Mauro Machado Urbim, que encontra-se hospitalizado em estado gravíssimo”, diz a nota.

Em relação a isso, a Demafe pretende investigar o que levou à abordagem da PM no intervalo do jogo na tarde do último sábado.

 “Nós vamos investigar a lesão corporal com efeito morte. Isso não significa que vamos investigar o policiamento, o policial militar. Nós vamos investigar o efeito morte. Até porque existe ‘n’ possibilidades. Temos que fazer contato com o hospital, com testemunhas, tendo em vista que nós procuramos câmeras nas imediações e não é possível investigar ninguém. Posteriormente, também iremos ouvir os policiais militares”, disse o delegado em entrevista à Banda B.

 

O que diz a PM

Por meio de nota, a PM disse que, no intervalo da partida, houve uma tentativa de invasão do local reservado aos visitantes, por aproximadamente 80 torcedores da torcida organizada Fúria Independente, sendo necessária a imediata intervenção do Regimento de Polícia Montada.

A PM informou que, a partir disso, “as equipes realizaram formação de linha para impedir a passagem desses torcedores, orientando-os para que retornassem, no entanto, insistindo no intento de invasão, tornaram-se hostis”.

“Objetivando manter a ordem e principalmente preservar a integridade dos torcedores do Cascavel, as equipes progrediram na tentativa de persuasão ao recuo, os quais retornaram ao interior do Estádio”, diz a nota.

Segundo a PM, “após repelir a ação, os policiais constataram dois torcedores caídos, em que um deles imediatamente levantou e o outro permaneceu desacordado. Imediatamente foram prestados os primeiros socorros de urgência, e acionado o Corpo de Bombeiros, que prontamente deu continuidade ao atendimento e encaminhou o ferido ao Hospital do Trabalhador”.

A PM finaliza dizendo que “será instaurada pela Corporação, uma Sindicância para apurar o ocorrido, trazendo à lume demais informações e subsídios ensejadores de eventuais providências pertinentes”.