Terça-feira às 09 de Agosto de 2022 às 07:35:35
EM CAMPO LARGO 12º | 15º
Geral

A influência da tecnologia em nossas vidas

Não podemos negar que direta ou indiretamente dependemos da tecnologia, não importa a idade nem o contexto social em que está inserida

A influência da tecnologia em nossas vidas

Não podemos negar que direta ou indiretamente dependemos da tecnologia, não importa a idade nem o contexto social em que está inserido. Somos todos dependentes dela, quer queiramos ou não. Ser dependente de alguma coisa pode ser assustador, pois logo pensamos: o que farei da minha vida sem isso? Essa dependência de algo que não se conhece bem torna tudo mais complicado. Mensurar essa relação com a tecnologia é de suma importância, afinal ser dependente de algo que sequer tem coração, é extremamente arriscado.

Mas calma, a própria tecnologia tem algo a nos ensinar sobre isso, no que diz respeito a vulnerabilidade e insegurança, assuntos que fazem parte da vida de todos nós. Temas como espalhamento, redundância e  backup fazem parte desse contexto, os quais abordaremos melhor nos próximos artigos.

Imaginemos o seguinte cenário: a internet deixa de funcionar no mundo todo por 24 horas. Conseguem imaginar o caos que isso acarretaria? Quantos serviços que estão interligados deixariam de funcionar? O estrago seria grande! Mas fique tranquilo, isso não vai acontecer tão facilmente, pois boa parte da internet hoje no mundo é descentralizada, o que nos garante um nível a mais de segurança contra esses tipos de incidentes, esse e outros assuntos como centralização e descentralização de serviços entre outros serão abordados em próximos artigos. Existem soluções e ferramentas para prevenir esses tipos de incidentes aos quais estamos suscetíveis!

A grande rede mundial de computadores ao ser projetada, passou por processos constantes de aperfeiçoamentos e melhorias, alta disponibilidade é a palavra de ordem, então não temos muito com que se preocupar quando se fala em apagão mundial de internet, o que não significa que sua casa, empresa ou cidade não possa ser afetada pela falta dela, mas o mundo todo de uma vez é coisa que provavelmente você não irá ver. 

Para se ter uma ideia, a falta de internet em alguns casos é de tamanha importância, pois acarretaria risco de morte de pessoas caso esse serviço viesse a falhar, tal é o grau de importância e influência da tecnologia e a comunicação em nossos dias.

Não precisamos ir muito longe para compreendermos um pouco do que seria isso na prática, quem já perdeu seu celular ou já o teve roubado e ficou incomunicável, ou foi hackeado e precisou mudar todas as suas senhas dos aplicativos, entende a sensação de pânico e impotência que surge nesse momento. 

O fato é que a tecnologia veio para ficar e essa realidade dificilmente mudará, temos que nos adaptar, seu avanço é irreversível. Então, o que resta é nos munirmos do máximo de informações possíveis para que possamos estar atentos e preparados para ações rápidas e pontuais na ocorrência de eventos desagradáveis. 

 Talvez seja prazeroso para alguns aceitar e lidar com todas essas questões tecnológicas ditas como facilitadoras, com inúmeras possibilidades e avanços que nos permitem facilitar nossa rotina ao evitar filas, deslocamentos, preocupação com rotas, localização, pagamentos etc. Porém, ainda é um grande obstáculo para muitas pessoas que se intimidam diante da “complexidade tecnológica”, especialmente as de idade mais avançada.

 Por esse motivo, escrevo aos leitores interessados sobre o assunto “A Influência da tecnologia e comunicação em nossas vidas". Tenho certeza que o leitor da Folha de Campo Largo é antenado e atualizado, pois este é um portal rico em informação. Com um bom olhar é possível compreender mais sobre todo esse avanço tecnológico no cenário atual.

 A ideia aqui é abordar e falar sobre esses temas de uma maneira mais descontraída, já que para alguns esse assunto parece mais com um bicho de sete cabeças, então, porque não abordar esse tema de maneira mais simplificada para aqueles que possuem uma barreira acerca desse assunto?

 Compreender a tecnologia, em síntese, é descobrir que a finalidade dela nada mais é do que facilitar as nossas vidas. Pode ser estranho em um primeiro momento assimilar todo esse excesso de informação, aplicativos com nomes estranhos, ícones, cores, botões e funções para todo lado, termos e jargões totalmente novos, mas com o passar do tempo, tudo acaba se tornando intuitivo e natural.

Esse avanço todo é muito novo, a popularização da internet teve início no Brasil em 1995. Logo em seguida, vieram os demais recursos agregados a ela como os mensageiros instantâneos, “os antigos whatsapps” para melhor entendermos. Surgiram sites, blogs, lojas virtuais, programas com as mais diversas funcionalidades, especialmente aqueles facilitadores de comunicação e transmissão de informações. Até o modelo de educação tradicional precisou se modernizar e se adaptar para o enquadramento nessa nova realidade.   

Esse conceito de aprendizagem a distância, mensagens rápidas, ligações via internet dentro outros, é uma proposta antiga, demorou, mas se popularizou. Porém não podemos negar que essa acessibilidade facilitou as interações e comunicações em nossas vidas. Hoje um aplicativo como o whatsapp, por exemplo, agrega em si só, muitas outras funções além de ligação e envio de textos, é possível enviar áudio, imagem, vídeo, localização, pagamentos, contatos, lista de transmissão, grupos e muito mais.

Já parou pra pensar como era falar com uma pessoa que morava em outra cidade, estado ou país antes do surgimento do telefone? O tempo que demorava para se transmitir uma mensagem ou obter as respostas para uma simples pergunta através de uma carta? O período das cartas foi obscuro se comparado aos dias atuais, custo elevado, tempo, falta de confiança, segurança e tudo mais que implicava enviar um papel escrito dentro de outro papel colado com cola tenaz. Mas agora, com o surgimento da internet, uma mensagem sai aqui do Brasil e leva apenas alguns milissegundos para chegar ao Japão ou até mesmo a Marte. Isto é surpreendente até mesmo para os maiores entusiastas da tecnologia assim como eu. Acredite! É bom lembrar que correspondências demoravam dias para chegar ao destinatário e mais outros tantos dias para o remetente receber a resposta de uma simples pergunta, isso quando recebiam.

Pensar sobre esse tempo, nos faz entender melhor o papel da tecnologia em nossas vidas. Como disse anteriormente, ela chegou para facilitar e revolucionar nossos paradigmas. Nesse sentido engana-se quem pensa que a tecnologia mais atrapalha do que ajuda, por isso venho com a proposta de ajudar na compreensão de tudo isso e muito mais.

Assim convido você a acompanhar esse espaço para se manter atualizado, por dentro de tudo que acontece no mundo tecnológico. Sejam muito bem vindos! Eu me chamo Cristhian Bini e espero auxiliá-los com informações e novidades úteis para você, sua família e seus negócios no que diz respeito a tecnologia.

Cristhian Bini
Analista de Suporte e Gestor de Redes