Sexta-feira às 01 de Novembro de 2024 às 02:33:29
Geral

Novos semáforos complementam estrutura para segurança viária do município

Parque semafórico está em processo de instalação nas vias centrais da cidade e Prefeitura adequa sincronização dos novos sinaleiros para diminuição de acidentes de trânsito.

Novos semáforos complementam estrutura para segurança viária do município

Desde à instalação dos novos semáforos - em meados de maio deste ano - não foi constatado qualquer acidente entre veículos e atropelamento de pedestres na região central de Campo Largo. A instalação da rede parque semafórico, realizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública e Deptran, foi previamente estudada e planejada pelos técnicos da Administração Pública e respaldada pelo engenheiro de trânsito do Município, Luiz Felipe Gomes Dellaroza, que complementa que este modelo semafórico já foi implantado em grandes cidades e que impacta positivamente na diminuição da velocidade no trânsito central e, consequentemente, na diminuição de acidentes pela redução da velocidade dos veículos.

Dellaroza explica que a nova estrutura, além de repor as antigas que já não apresentavam mais conserto (são de 1993), traz uma complementação à segurança viária para os usuários das vias centrais; tal modelo de tráfego urbano já foi instalado em municípios como Florianópolis, São Paulo, Blumenau, Curitiba e em cidades estrangeiras, como em Barcelona, na Espanha, por exemplo, mostrando significativo decréscimo em acidentes e atropelamentos.

A Prefeitura de Campo Largo informa que o planejamento do tráfego e do trânsito local é inerente às demandas apresentadas pela cidade, neste segmento. Com a diminuição para zero em acidentes e atropelamentos, desde o final de maio de 2022, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Ordem Pública, a instalação do parque semafórico junto ao alargamento das calçadas são ações redutoras de acidentes e atende públicos antes não contemplados com a acessibilidade às pessoas com deficiência, idosos e cadeirantes, a exemplos. A ampliação de calçadas gera a redução da área de travessia dos pedestres e veículos. Isso aumenta a visibilidade tanto dos motoristas quanto dos pedestres. Outra medida adotada foi a diminuição do ângulo em curvas; isso gera a redução de velocidade dos veículos na hora de uma manobra de giro em curvas.

REESTRUTURAÇÃO VIÁRIA - O secretário da pasta pública, Samir Moussa, complementa que as ações e todo o investimento para a instalação dos novos semáforos trazem uma estrutura de alta tecnologia e inovação na execução eficaz de serviços para a segurança viária aos munícipes. Foram, até o momento, instalados e trocados 19 semáforos, nas ruas Centenário e Marechal Deodoro. São, no total, 30 cruzamentos que foram licitados com recursos do FINISA (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento).

Hoje, o município computa 90 mil veículos emplacados e a perspectiva para dois anos é que a população aumente para 150 mil habitantes, o que resultará em um novo e crescente cenário na utilização viária central de Campo Largo.

O secretário destaca que a reorganização da estrutura viária central do município é mantida pelos agentes públicos também com a pintura e adequação de outras sinalizações - vertical e horizontal - e constantes serviços realizados como a instalação e troca de placas indicativas, faixas de pedestres, vagas especiais e demais estruturas.

A Secretaria Municipal de Ordem Pública busca novos investimentos para o fechamento de todos os semáforos nos 30 cruzamentos centrais.
Outra complementação para e efetiva segurança viária são as lombadas existentes, que são regulamentadas pelo Contran - por meio da Resolução nº 600, de 24 de maio de 2016 - que estabelece os padrões e critérios para a instalação de ondulação transversal (lombada física). O engenheiro Dellaroza ressalta que as lombadas são uma das ferramentas possíveis para a redução de acidentes de trânsito, mas as mesmas nunca podem ser utilizadas como medidas isoladas e sempre devem ser precedidas de estudo que mostre a viabilidade técnica.

O Deptran informa que não dá prosseguimento à instalação de lombadas sem atender ao estipulado na resolução. Um acidente de trânsito causado por uma lombada irregular pode trazer responsabilização ao município.

SEGURANÇA DE TODOS – A Prefeitura de Campo Largo reforça que um trânsito seguro somente será efetivado se a colaboração conjunta for fortalecida e constante. Especialmente os pedestres devem ter atenção e colaborar com a sinalização indicativa à classe, corroborando com a redução de acidentes e com a saúde do trânsito.