Ação terá encontros sempre na última semana de cada mês, a partir do fim de julho, na Unidade da Mulher e da Criança
A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria de Saúde, dará o pontapé inicial no Programa Desvendando o Autismo, uma iniciativa que começa suas atividades no dia 27 de julho e que acontecerá sempre na última quarta-feira de todo mês, na Unidade da Mulher e da Criança, das 17h30 às 19h.
A palestra de abertura do encontro será “O Autismo e o Alimento: uma abordagem nutricional”, ministrada por Felipe Mateus Arruda de Souza, nutricionista da Secretaria de Saúde de Campo Largo. Também será feita a apresentação da equipe multidisciplinar do ambulatório de saúde mental infantil, e os participantes terão espaço para perguntas e respostas. Para participar, basta realizar a inscrição por meio da plataforma Sympla, no link https://bit.ly/3IG7frL. As vagas são gratuitas e limitadas.
Segundo a secretária de Saúde, Danielle Fedalto, os encontros “visam proporcionar aos responsáveis e familiares dos pacientes - tanto diagnosticados quanto em fase de investigação de TEA - informações no que se refere ao fluxo de atendimento em saúde aqui no município de Campo Largo. Vamos desenvolver rodas de conversas com multiprofissionais, desvendando mesmo o autismo e diversas temáticas referentes ao TEA”.
Sendo assim, a pasta pretende estimular na vida dessas pessoas mudanças na organização laborativa, na construção de suas práticas sociais, nas relações entre famílias e profissionais, e principalmente, atuar para uma sociedade mais inclusiva. A secretaria reforça que foi estruturada uma equipe multidisciplinar (psicologia, terapia ocupacional e fonoaudiologia) para atender a demanda do município, com especialização em reabilitação e nos atendimentos a pacientes e familiares.
CRITÉRIOS PARA PARTICIPAR:
- Pacientes e familiares moradores e domiciliados em Campo Largo;
- Pacientes com diagnóstico ou em investigação de TEA, com vínculo em uma Unidade Básica de Saúde;
- Cadastro ativo e completo em uma UBS;
- Profissionais que possuem vínculos e/ou atendimento a pacientes com TEA.
AUTISMO
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades, sendo geralmente identificado entre os 12 e 24 meses de idade. A identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico oportuno de TEA e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível, pode levar a melhores resultados a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral.
Ou seja, quanto mais cedo for realizado o diagnóstico e iniciado o tratamento, melhores serão a qualidade de vida e a autonomia da pessoa. O diagnóstico de autismo em crianças e adolescentes deve ser feito por uma equipe multidisciplinar, que pode incluir pediatra, psicólogo, psiquiatra, fonoaudiólogo e neuropsicólogo, e geralmente é feito através da observação da criança, informações sobre a gestação e parto, e da realização de alguns testes de diagnóstico e exclusão de outras patologias, como exame de sangue, eletroencefalograma e testes auditivos. O tratamento do autismo deve ser feito com acompanhamento de um médico e, dependendo das necessidades individuais, também com acompanhamento multiprofissional como, por exemplo, fonoaudiólogo, psicólogo e terapeuta ocupacional.
FUNCIONAMENTO RODAS DE CONVERSAS:
1. Serão realizadas na última quarta-feira de cada mês, a partir de julho de 2022, na Unidade da Mulher e da Criança, das 17h às 19h;
2. Equipe Multiprofissional;
3. Palestra sobre temas relacionados ao TEA;
4.Cronograma prévio da ações a serem realizadas com divulgação em redes sociais oficiais;
5. Familiares/cuidadores e profissionais poderão comparecer ao evento sem necessidade de agendamento prévio, livre demanda.
SERVIÇO
Programa Desvendando o Autismo
Primeiro encontro: 27/07/2022
Início: 17h30
Local: Unidade da Mulher e da Criança
Endereço: Rua Harrold Hein, 2412