A Secretaria Municipal de Educação encerra nesta sexta-feira (08) o primeiro semestre do ano letivo de 2022, com início das férias e retorno previsto para o dia 25 de julho.
A Secretaria Municipal de Educação encerra nesta sexta-feira (08) o primeiro semestre do ano letivo de 2022, com início das férias e retorno previsto para o dia 25 de julho. Conforme informou à Folha, a Rede Municipal de Ensino encerra o semestre com 13.845 alunos de Educação Infantil, Anos Iniciais de Ensino Fundamental e EJA – Educação de Jovens e Adultos. Novos cadastros para a Educação Infantil (Centros Municipais de Educação Infantil) poderão ser feitos entre 25 de julho até 05 de agosto de 2022, no site da Prefeitura Municipal de Campo Largo por meio de link, que será divulgado pelos meios oficiais e na imprensa.
Educação Infantil
Segundo informações repassadas, a Educação Infantil ofereceu 1894 novas vagas para os Centros de Educação Infantil, Educação Infantil das Escolas foram 1500 vagas para o Infantil IV e mais 1492 vagas para Infantil V. “O Departamento Técnico Pedagógico através da Coordenação de Educação Infantil, ofereceu formação continuada para 550 profissionais de Educação”, declarou por meio de nota.
Ensino Fundamental
Já o Ensino Fundamental - Anos Iniciais conta com 8162 estudantes e 1092 profissionais. Com o intuito de qualificar o ensino ofertado, especialmente em um momento de recomposição da aprendizagem, realizou diversas ações conjuntas que foram desenvolvidas pelo Departamento Técnico Pedagógico.
Neste primeiro semestre foram aplicadas as Avaliações Diagnósticas e Formativas do CAED desde o 1º ano ao 5º ano, cujo objetivo, conforme nota da SME, era acompanhar o desempenho dos estudantes, possibilitando aos professores replanejarem suas ações tornado-as mais personalizadas garantindo assim os direitos de aprendizagem. “A Equipe Técnica realizou 32 horas de visitas às Instituições durante a aplicação do 1º Ciclo do CAED, sensibilizando todos os envolvidos quanto à importância do diagnóstico para a prática pedagógica qualitativa. Aconteceram no espaço da Secretaria de Educação atendimentos individualizados às escolas para resolver situações pontuais e para orientações pedagógicas, computando 36 horas”, ressalta a nota.
Educação Especial e EJA
A Educação Especial atende 406 estudantes e realizou formação continuada para os docentes das 23 salas de recursos multifuncional e para as 14 salas de classe especial e profissionais das duas Escolas Especiais. Destaca a participação do Fórum de Gestores da Educação Especial, que teve seu encontro em Campo Largo em 28 abril. “A equipe de Educação Especial realizou várias visitas técnicas às Instituições de Ensino para observação de estudantes e análise de casos de inclusão, nas Classes Especiais, Salas de Recursos, CEMAE e Escolas Especiais”, completa a nota. A Educação de Jovens e Adultos (EJA), por sua vez, conta com 38 estudantes e as aulas são desenvolvidas na Escola Reino da Loucinha com cinco profissionais.
Parcerias e melhorias
No decorrer do semestre foram realizadas parcerias de grande relevância e cunho Educativo e Cultural. Entre elas destacam-se Educa Trânsito, Tetear, Circo Maker, Companhia Atores de Mar’- Brincando com Retalhos, Montando Lobato, Ifencanto Kids: Canções para Gostar de Inglês, Olimpíadas, Aprender Valor, Proerd e Tempo de Aprender.
Há entidades escolares que estão passando por reformas ou melhorias. Entre elas citam: Escola 15 de Outubro, Escola Carlos Drummond de Andrade, Escola Professora Doraci Rodrigues Machado, Escola Hans Schimidt, Escola O Ateneu, Escola Diácono Edgard Marochi, Escola Albina Grigoletti Winheski, Escola Nicolau Morais de Castro, Escola Professora Lenovi de Almeida Torres, Escola Sete de Setembro, Escola Luiz Júlio, Escola Dr. Caetano Munhoz da Rocha, Escola Augusto Pires de Paula, Escola Luiz Rivabém, CMEI Victor de Almeida Barbosa, CMEI Criança Esperança e CMEI Gente Miúda.
Destacam que os estudantes da Rede Municipal receberam conforme cada etapa, cadernos, kits de uniforme, mochila, meias e tênis.
A Secretaria de Educação reforçou ainda que preza pelo diálogo individual e coletivo envolvendo Conselho Municipal do Fundeb, Conselho Municipal de Educação, Comitê do Transporte Escolar, Conselho de Alimentação Escolar, Comissão de Gestão do Plano de Carreira do Magistério e Associação de Pais e Mestres para exposição do plano de ações contínuas e avaliações constantes.