Domingo às 03 de Julho de 2022 às 09:19:45
EM CAMPO LARGO 12º | 26º
Geral

Crianças e adolescentes se desenvolvem em atividades coletivas promovidas por grupos e instituições na cidade

Desenvolver talentos, habilidades e senso de coletividade são diferenciais na vida dos jovens, ainda mais em tempos difíceis e tantos desafios vivenciados durante a pandemia

Crianças e adolescentes se desenvolvem em atividades  coletivas promovidas por grupos e instituições na cidade

Desenvolver talentos, habilidades e senso de coletividade são diferenciais na vida dos jovens, ainda mais em tempos difíceis e tantos desafios vivenciados durante a pandemia. Esses são alguns dos objetivos dos diversos trabalhos que estão sendo realizados na cidade com crianças e adolescentes. São criados momentos e atividades de lazer para que eles possam ter a oportunidade de compartilhar suas experiências pessoais, brincar, aprender e se desenvolver.

Algumas atividades que os adolescentes campo-larguenses participam na cidade é do Clube dos Desbravadores L252, um programa oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, da Vila Elisabeth, próximo à fábrica da Incepa. Lá, meninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos, de diferentes classes sociais e fé religiosa, reúnem-se uma vez por semana para aprender a desenvolver seus talentos, gosto pela natureza, com atividades ao ar livre, nós e amarras, memorização, acampamentos, dentre outras que despertam a disciplina e a criatividade pelas artes manuais. Todos esses ensinamentos e talentos, os adolescentes puderam por em prática no 2º Campori que aconteceu no último final de semana do feriado de Corpus Christi em São Luiz do Purunã, na cidade Balsa Nova.

O Clube se organizou já na quarta-feira, carregando no caminhão tudo o que era necessário para um acampamento de quatro dias na Serra. Barracas, colchonetes, sacos de dormir, fogão, geladeira, capas de chuva e toda a estrutura para montar uma cozinha, onde alimentação saudável não faltou. As famílias, por outro lado, se encarregaram não só de ajudar a carregar e depois descarregar, como reconhecer em cartório a autorização para os filhos acamparem com toda a segurança. O Clube também conta com seguro individual por membro, possibilitando um maior conforto aos pais.

No acampamento, os Desbravadores participaram de várias atividades, entre elas ponte humana, nós e amarras, corrida norueguesa, memorização, sub soccer e se divertiram também descendo o barranco com o carrinho de rolimã e no riacho com o caiaque feito de garrafa pet, sempre com os devidos cuidados e segurança.

Além das provas e brincadeiras, puderam compartilhar as barracas, a organização dos utensílios e principalmente a alimentação deliciosa que as voluntárias da cozinha fizeram. O campeão de delícias foi o “Desbravaburger”, feito com proteína de soja, onde segundo os adolescentes “De tão gostoso, tivemos que repetir”.

O Clube dos Desbravadores L252 da Vila Elizabeth existe há cinco anos - Osmar Heinz Loffler é o diretor e Josias Fazolin Medeiros o diretor associado. As reuniões acontecem aos sábados e domingos intercalados, com duração de três horas. Tanto Osmar como Josias não medem esforços e colocam “a mão na massa”, pois sabem que têm um papel importante frente às atividades destinadas aos adolescentes, bem como diante da comunidade e das famílias.

No bairro Itaqui, o líder distrital de adolescentes que engloba a Igreja Adventista do Sétimo Dia de Campo Largo e Balsa Nova é Eduardo Fontana Santos. Ele relata que a igreja tem uma grande preocupação com o desenvolvimento das novas gerações, em todos os aspectos - físico, mental e espiritual - e por conta disso desenvolvem vários projetos que possam atender cada faixa etária de idade, juntamente com a família e a sociedade.

Eduardo afirmou que recentemente a Igreja adquiriu um mapa de toda a cidade de Campo Largo, visando um desenvolvimento estratégico de novos projetos envolvendo o atendimento das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, porque além da família desempenhar o papel de proteger e cuidar da saúde do adolescente na atenção básica, os Clubes têm um papel importantíssimo para acompanhar e desenvolver nos adolescentes momentos de lazer e tempo livre, pois ajudam a construir uma percepção mais humana de bairro, da cidade e de seus moradores.

Jogos Escolares do Paraná
As escolas da cidade também promovem atividades de esporte e lazer aos adolescentes, tanto que no último feriado (Corpus Christi) o Colégio Estadual Clotário Portugal esteve na cidade de Pontal do Paraná onde participou dos jogos Escolares do Paraná para representar o Núcleo da área Metropolita Sul na fase Macrorregional. Os estudantes disputaram atletismo 800 metros e xadrez e trouxeram para Campo Largo o 3º lugar e 4º lugar, respectivamente.

Para esse evento acontecer em outra cidade, os profissionais do Colégio juntamente com o diretor Erick José Leite se organizaram em pleno feriado, auxiliando na realização dos jogos, pois acreditam sim que esporte e lazer caminham juntos para transformar essa nova geração, bem como respeitar a cidade onde residem.