A Eucaristia é o sacramento da comunhão que nos faz sair do individualismo para vivermos juntos a fé nEle.
O colorido dos tapetes, a representação do amor e dedicação dos fiéis em cada detalhe, abrilhantaram e trouxeram ainda mais significado à celebração de Corpus Christi nesta quinta-feira (16). Na região central, as paróquias Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora Aparecida e Santuário do Senhor Bom Jesus se uniram na comemoração que se iniciou na Vila Olímpica para realização da missa, presidida pelo padre Edilson.
Famílias já iniciaram cedo a caminhada pela Avenida Centenário, com uma linha manhã de sol, para apreciar os tapetes de serragens coloridas e símbolos da Eucaristia. O trabalho dos voluntários iniciou na madrugada, por volta das 4h, e foi finalizado perto do início da missa, às 9h.
O vigário Pe. Fábio Endler deu uma linda mensagem a todos, enaltecendo o grande público presente na Vila Olímpica e o espírito de solidariedade dos campo-larguenses. “Pão da partilha, Eucaristia, identidade dos que caminham. Ele nos oferece mais uma vez seu corpo e sangue, tornando presente a única oferenda da cruz. Ao ouvir a sua palavra e alimentar-nos do corpo e sangue que ele nos faz passar de multidão ao ser comunidade, do anonimato à comunhão. A Eucaristia é o sacramento da comunhão que nos faz sair do individualismo para vivermos juntos a fé nEle".
Falou sobre solidariedade, compartilhar o pouco que dispõe, mas que sacia a multidão. Na Igreja, na sociedade, saber por à disposição de Deus aquilo que temos, nossas capacidades humildes, porque somente na partilha de nós mesmos nossa vida será fecunda e dará frutos.
Mensagem do Papa
"A Solenidade de Corpus Christi nos convida a sair e levar o Senhor para a vida cotidiana: levá-lo onde a vida se desenvolve com todas as suas alegrias e sofrimentos", disse o Papa Francisco na saudação aos fiéis de língua alemã. Na saudação aos peregrinos de língua espanhola, Francisco acrescentou o convite a pedir a Deus "para que nos conceda ser pessoas "eucarísticas", "gratas pelos dons recebidos" e capazes de se doar aos outros "servindo com alegria, especialmente os que mais precisam". Experimentar o amor de Deus graças ao Corpo e Sangue de Cristo
Na saudação aos peregrinos poloneses, o Papa explicou que a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo "nos recorda a presença real de Deus na Eucaristia na forma de pão e vinho". Que os concertos de evangelização que se realizam em seu país nesta festa, despertem a fé em todos, para que recebendo o Corpo e o Sangue de Cristo, se possa experimentar o seu amor cada vez mais profundamente. Eu os abençoo de coração.
Por fim, Francisco lembrou que na Itália a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo será celebrada no domingo e concluiu: "Que a Eucaristia, mistério do amor, seja para todos vocês fonte de graça e de luz que ilumina os caminhos da vida, sustento nas dificuldades, e conforto sublime no sofrimento de cada dia."