Terça-feira às 16 de Abril de 2024 às 02:39:10
EM CAMPO LARGO 19º | 23º
Geral

Caterpillar em Campo Largo passa a contar com mais de mil colaboradores após novo investimento

A tarde de quinta-feira (19) foi marcada pelo evento em que a Caterpillar anunciou o início da produção das minicarregadeiras na fábrica em Campo Largo.

Caterpillar em Campo Largo passa a contar com  mais de mil colaboradores após novo investimento

A tarde de quinta-feira (19) foi marcada pelo evento em que a Caterpillar anunciou o início da produção das minicarregadeiras na fábrica em Campo Largo. Para isso, foram contratados 400 novos funcionários, totalizando uma unidade com 1.050 colaboradores. No Brasil, emprega mais de seis mil pessoas.

No município desde 2011, hoje conta com mais de 50 mil metros quadrados de área construída. Fabricam na cidade variedade de carregadeiras, retroescavadeiras, miniescavadeiras e, a partir desta quinta-feira, minicarregadeiras da marca CAT.

O presidente da empresa no Brasil, Odair Renosto, destacou que “uma das nossas maiores motivações é tornar realidade as soluções que os nossos clientes precisam, eles são o nosso foco central. Produzir minicarregadeiras no Brasil é um desejo antigo e trabalhamos diversas vezes em projetos para fazer isso viável e agora podemos tornar realidade. É um equipamento compacto, versátil e fácil de transportar.

Estamos felizes em poder oferecer este serviço agora. Essa nossa felicidade extrapola o relacionamento fabricante e cliente, porque sabemos que produzimos e entregamos as soluções adequadas que é preciso para construir a infraestrutura e estamos cumprindo um papel social importante na geração de empregos e criamos um ambiente para que pessoas possam construir suas carreiras, aqui prezamos muito isso.”

Considerada pelo quinto ano a melhor empresa para se trabalhar pelo Instituto Great Place To Work e pela Revista Época Negócio, a Caterpillar valoriza a mão de obra e o presidente fez questão de ressaltar a qualidade do trabalho do campo-larguense. “Ao mesmo tempo que produzimos com tecnologia avançada, mantemos os profissionais sempre atualizados, para que exerçam com primor as suas atividades, além de buscar um ambiente saudável e amigável para nossos funcionários. O que faz realmente a diferença é o que as pessoas fazem. Meu agradecimento ao time de Campo Largo, toda a dedicação e empenho, estão de parabéns pelo trabalho exemplar”, frisou.

A Caterpillar é a única empresa no Brasil a fabricar as minicarregadeiras, um marco importante na indústria. Também foi a primeira indústria a exportar para mais de 120 países, além de serem reconhecidos pela excelência na qualidade e também pela segurança.

O prefeito municipal, Mauricio Rivabem, destacou a satisfação de estar presente neste lançamento, que gera renda e emprego na cidade. “Campo Largo é uma cidade que cresce em população e precisamos ofertar emprego para elas. Graças a Deus as grandes empresas de Campo Largo estão bem e estão crescendo. Tudo o que é feito em Campo Largo é bem feito, principalmente o campo-larguense e as máquinas feitas aqui são as melhores do Brasil, quem sabe do mundo, porque tudo o que se faz aqui, se faz com dedicação e amor. Em saber que essas máquinas sairão daqui com uma inscrição que foi feita em Campo Largo já é motivo de orgulho. Nosso parabéns à Caterpillar.”

Finalizou a cerimônia o governador Ratinho Junior, declarando que o maior ativo do Estado é o ativo humano. “O Paraná tem a qualidade de ser um povo trabalhador, nós gostamos de trabalhar. Inclusive o slogan é Paraná Terra de Gente que Trabalha, está no nosso DNA, isso consolida o Paraná como um estado que tenha, talvez hoje, a melhor mão de obra para atender a indústria, comércio, turismo e assim por diante. Quando temos uma empresa como a Caterpillar, sinônimo de empresa que tem cuidado com o seu colaborador, que está em todo canto do mundo, que escolhe ampliar sua planta fabril, em uma nova linha de montagem, em Campo Largo, é provar que estamos no caminho certo. Eu quero agradecer a Caterpillar em nome de todo o povo do Paraná por acreditar na gente, nos nossos paranaenses. Vocês são um grande cartão de visitas para nós. Quando uma empresa quer vir para o Paraná e apresentamos que temos uma indústria deste porte em nosso estado, com certeza existe a visão que é um grande lugar para se investir.”

Em 2021 o Paraná fechou o ano com a maior geração de emprego da sua história, conforme destacou o governador, citando os 172 mil empregos com carteira assinada, segundo o IBGE. “Este ano de 2022 começamos o ano, janeiro, fevereiro e março, com 56 mil empregos com carteira assinada. Isso é fruto de um grande planejamento para atração de novas indústrias e empresas para o Paraná. Nós fechamos estes três anos e quase cinco meses com 120 bilhões de novos investimentos no Estado. Esse número representa um crescimento de 9% na indústria, e na mesma margem para o setor de serviço e comércio. Uma das estratégias que fizemos foi consolidar o PR como estado sustentável. Fomos eleitos pelo Ranking de competitividade entre os estados em setembro o estado mais sustentável do Brasil”, concluiu.

Expansão
A Caterpillar Brasil está inaugurando uma nova linha de montagem em sua Unidade de Campo Largo, no Paraná. A empresa passa a ser a única indústria a produzir minicarregadeiras no Brasil. Com a nova linha de montagem, a fábrica paranaense poderá dobrar sua produção. Uma parcela das minicarregadeiras será consumida pelo mercado brasileiro e o restante será exportado para a América do Norte, América Latina, Europa, África, Oriente Médio e Ásia.

A instalação da nova linha de montagem foi acompanhada de uma série de otimizações no processo fabril. O layout do prédio foi remodelado e sistemas de solda e abastecimento de fluídos automatizados e ferramentas inteligentes de produção foram introduzidos. A força de trabalho operacional também passou por capacitação para aprender a lidar com processos industriais avançados.