Quarta-feira às 24 de Abril de 2024 às 05:25:04
EM CAMPO LARGO 17º | 27º
Geral

Eclipse Lunar é visto em Campo Largo e rende belas imagens

Fenômeno foi visto na madrugada desta segunda-feira (16) em todo o país e fotógrafo campo-larguense aproveitou para registrar o momento

Eclipse Lunar é visto em Campo Largo e rende belas imagens

 

Entre a noite do último domingo (15) e a madrugada desta segunda-feira (16), alguns campo-larguenses conseguiram observar o Eclipse Lunar e a Lua de Sangue. Este foi o primeiro evento de Eclipse Lunar no ano e pode ser visualizado em toda a América do Sul do início ao fim.

O fotógrafo Gabriel Kinap registrou o evento no bairro Campina e enviou as fotos à Folha. “Comecei a fotografar quando a Lua estava toda cheia, próximo das 23 horas, e quando foi meia-noite começaram a aparecer as primeiras sombras sobre a Lua. Quando foi 01h da madrugada ela começou a ficar avermelhada. Foi um espetáculo”, contou.

Segundo explicação dos astrônomos, a Lua pode ficar com a aparência maior em até 7% e ter uma cor mais avermelhada – conhecida pelo nome Lua de Sangue -, em fenômeno conhecido como Dispersão de Rayleigh, que é a dispersão da luz do Sol ou qualquer outra radiação eletromagnética pela atmosfera. Ainda, o tom avermelhado visto na Lua se deve ao momento em que a ela cruza a sombra da Terra, iluminada pelo Sol. Quando há o alinhamento entre Sol, Terra e Lua – nesta ordem – a Lua passa por trás da sombra terrestre acontece o Eclipse Lunar, podendo ser parcial ou total.

O próximo fenômeno de Eclipse Lunar Total será em 08 de novembro de 2022 e será visto parcialmente no Brasil. Ainda em 25 de outubro de 2022, acontecerá o Eclipse Solar Parcial, mas que não será possível ver do Brasil.