Terça-feira às 23 de Abril de 2024 às 10:26:10
EM CAMPO LARGO 17º | 27º
Geral

Eleitores têm até o dia 04 de maio para regularizar e tirar título

Eleitores que pretendem participar das Eleições Gerais que acontecerão no mês de outubro de 2022 têm até o dia 04 de maio para regularizar seus títulos

 

Eleitores têm até o dia 04 de  maio para regularizar e tirar título

Eleitores que pretendem participar das Eleições Gerais que acontecerão no mês de outubro de 2022 têm até o dia 04 de maio para regularizar seus títulos ou, para jovens de 16 a 18 anos, tirarem seus títulos e votarem pela primeira vez.

Para maior comodidade, é possível resolver as pendências pelo site Tribunal Superior Eleitoral, com dispensa de coleta biométrica. Conforme o próprio site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a medida faz parte do conjunto de providências da Justiça Eleitoral para evitar filas e aglomerações diante da pandemia do Covid-19. Em caso de dificuldades ou dúvidas, é possível comparecer ao fórum eleitoral de Campo Largo, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

O atendimento eletrônico está habilitado a atender casos de alistamento (primeiro título), transferência de município, revisão para alteração de dados do eleitor e regularização de título cancelado. O Fórum Eleitoral de Campo Largo recebe diariamente uma média de 50 formulários submetidos via sistema, principalmente para requerimento de alistamento, alteração do local de votação e atualização de cadastros.
Para regularizar acesse: https://www.tse.jus.br/eleitor/autoatendimento-do-eleitor/#/atendimento-eleitor.

Como regularizar

O próprio site dá o passo a passo para que o eleitor consiga, de maneira instintiva, regularizar a situação. O primeiro passo é verificar a existência de débitos com a Justiça Eleitoral, antes mesmo de pedir mudança de endereço ou de outros dados pessoais, ou para regularizar o título. Caso seja constatada, basta emitir o boleto e efetuar o pagamento. É importante ressaltar que somente após a validação do pagamento pela Justiça Eleitoral é que o título poderá ser regularizado.

Para que o eleitor regularize seu título, será solicitado pelo site o envio de arquivos digitalizados ou envio de fotos dos documentos de identidade (frente e verso), comprovante de residência recente, comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral – em caso de débito, comprovante de quitação do serviço militar (para homens com idades entre 18 e 31 anos).

Será solicitado ainda o envio de uma selfie segurando, ao lado do rosto, o documento oficial de identificação. Para que seja validada, a selfie deve ser feita sem o uso de óculos, bonés ou gorros. O requerimento será concluído somente após análise das informações prestadas e dos documentos apresentados.