Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 03:22:44
Geral

Campanha Maio Amarelo começa na sexta-feira (29/04)

Prefeitura iniciará ações de prevenção e maior segurança viária que serão realizadas por agentes públicos locais

Campanha Maio Amarelo começa na sexta-feira (29/04)

A Campanha Maio Amarelo acontece em todo o país e, em Campo Largo, será aberta na próxima sexta-feira (29/04), às 16h, na Casa da Cultura Dr. José Antonio Puppi, com a presença de autoridades na área, das esferas Municipal, Estadual e Federal, do prefeito de Campo Largo, Maurício Rivabem, do secretário municipal de Ordem pública, Samir Moussa, e demais lideranças públicas locais.

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: Chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Através de ações como blitze educativas, palestras escolares, informações à Guarda Mirim, atividades no trânsito local com paradas informativas e troca de apoio e dados, o objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema Segurança Viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos - órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Dados atuais

São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas ou a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB - Produto Interno Bruto de cada país.

Nove anos do movimento que salva vidas

A edição de 2022 traz personagens reais para alertar sobre a importância de seguir as regras. Depois de dois anos – 2020 e 2021 – em que as ações do Movimento Maio Amarelo tiveram que usar a internet, os aplicativos de mensagens instantâneas e as redes sociais para levar a mensagem de um comportamento seguro no trânsito, em 2022, voltaremos a nos “encontrar” verdadeiramente. A principal descoberta que a pandemia da Covid-19 nos trouxe sobre o Maio Amarelo é que ele é sim, um movimento de “encontros”.

Nesse 2022, com a pandemia mais controlada, poderemos incentivar novamente os órgãos do SNT (Sistema Nacional de Trânsito), a iniciativa privada e a sociedade civil organizada a realizar o que tanto faz a diferença num trabalho de conscientização: os encontros! E esses encontros se dão de diversas formas: palestras, reuniões, passeios, blitze educativas, fóruns, workshops, seminários, e tantos outros modos de reunir pessoas para falar do que é considerada ainda pela OMS (Organização Mundial da Saúde), como uma epidemia: o elevado número de mortes por sinistros de trânsito.

Foram, nesses dois anos de pandemia mundial, que entende-se quão importantes são os encontros para que a disseminação dos conceitos de Segurança no Trânsito possam definitivamente se instalar na sociedade, de forma a virar hábito e não esforço. É fundamental “olhar no olho” do interlocutor para convencê-lo que o que ele faz hoje traz risco e pode ter consequências para o resto da vida.

O Maio Amarelo volta para a rua em 2022.

As pequenas conquistas em reduzir ano após ano o total de vítimas fatais não continuaram durante os anos da pandemia e isto indica que haverá um leve aumento nos números. Por isso, dentro do trabalho capitaneado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária e que, novamente esse ano, tem o patrocínio da CNT Sest/Senat (Confederação Nacional do Transporte – Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), e o apoio institucional do Ministério da Infraestrutura, por intermédio da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), a mensagem “Juntos Salvamos Vidas” está sendo levada para todos os lugares do Brasil.

Conforme já acontece há 9 anos, o Observatório, com o apoio dos parceiros CNT Sest/Senat e Senatran, está disponibilizando o material da campanha “Juntos Salvamos Vidas” de 2022 para toda sociedade de forma GRATUITA, para que quem quiser se engajar na causa, possa participar do Movimento, de forma a ter somente um só slogan, uma só mensagem.

A partir do site do Maio Amarelo e do hotsite do Movimento no site da Senatran, o parceiro vai encontrar o vídeo oficial deste ano e três dezenas de arquivos com as peças da campanha “Juntos Salvamos Vidas”. São posts, banners, faixas, cartazes, outdoors, busdoor, que o apoiador poderá incluir sua logo marca no material e mandar confeccionar.

Fique atento (a) aos nossos canais oficiais e faça parte você também, desse movimento pela Vida!

(Fonte: https://maioamarelo.com/juntos-salvamos-vidas/)