Sexta-feira às 26 de Abril de 2024 às 02:06:48
EM CAMPO LARGO 16º | 25º
Geral

Laser oferece benefícios à região íntima de mulheres a partir dos 30 anos

A Ginecologia Regenerativa funcional e estética trata-se de um conjunto de procedimentos que visam rejuvenescer ou retardar o envelhecimento íntimo

Laser oferece benefícios à região  íntima de mulheres a partir dos 30 anos

A Ginecologia Regenerativa funcional e estética trata-se de um conjunto de procedimentos que visam rejuvenescer ou retardar o envelhecimento íntimo que impactam negativamente na vida da mulher, principalmente a partir dos 40 anos. Começam a impactar, por exemplo, na perda involuntária de urina, ressecamento vaginal, ardência e fissura, o que pode ser prevenido ou tratado.

A Dra. Jainara Morari, ginecologista, explica que pacientes jovens também podem se beneficiar do laser Fotona, a partir dos 30 anos, como prevenção ou correção. Em especial quem tenha queixa relacionada aos ressecamentos, fissuras, que podem estar associados a um bloqueio hormonal pelo uso contínuo de anticoncepcional ou infecções de repetição, como a candidíase. “É mais simples prevenir do que regenerar”, cita. Mulheres no pós-parto que evoluíram para queixas de incontinência urinária, ressecamento ou para síndrome do relaxamento vaginal também são beneficiadas com o uso do laser.

Segundo a especialista, com experiência há cinco anos nesta área, quem mais procura por estes tratamentos são as pacientes a partir dos 40 anos, quando começam a ter uma alteração durante a relação sexual, com dificuldade de lubrificação que causam inúmeras queixas. Isso porque 1% de colágeno ao ano é perdido a partir dos 30 anos, podendo causar diminuição na elasticidade da parede vaginal e surgir as consequências citadas. “Isso leva a uma insatisfação na qualidade de vida sexual”, completa.

A indicação principal é para atrofia genital, que é mais evidente após a menopausa, quando aumentam os casos de problemas urinários somados aos demais sintomas na região vaginal. A duração do tratamento do laser em média são três sessões, com intervalo de 30 dias, mas variam de acordo com a evolução do caso. Ideal depois é manutenção anual para continuar efetivo o tratamento inicial.
Conseguir realizar atividades sem perda de urina, evitando infecções de repetição, melhorar qualidade de vida sexual e questão estética também está totalmente relacionada à autoestima da mulher, como o clareamento da região íntima que também faz parte dos tratamentos dessa área.

Com o Fotona também é possível fazer a correção de hipertrofia dos lábios vaginais dentro do consultório, o laser gera uma resposta inflamatória muito menor. Outro tratamento é o uso de toxina botulínica, o conhecido Botox, para o vaginismo, condição que pode até bloquear penetração nas relações sexuais, assim promoverá o relaxamento para seguir com fisioterapia pélvica.

Dra. Jainara é especialista em diversas técnicas para tratar a região íntima, sendo importante uma avaliação para indicar o melhor procedimento para a paciente de acordo com cada caso.
Devolver boa qualidade de vida sexual, promover saúde física e mental são os objetivos da ginecologia regenerativa. “As mulheres vêm descobrindo essa área que promove uma saúde íntima plena”, conclui.

Serviço:
Clínica São Camilo: Rua Barão do Rio Branco, 979, Centro - Campo Largo. F: (41) 3032-5020
Clínica Sêni: Rua Domingos Cordeiro, 735, Centro - Campo Largo - F: (41) 3032-3850
Clínica  Chociai: Rua da Paz, 98, sala 404, Centro - Curitiba - Whatsapp (41) 3117-2598 | (41) 98455-0790     Instagram @dra.jainaramorari.gineco