Sexta-feira às 26 de Abril de 2024 às 03:15:29
EM CAMPO LARGO 16º | 25º
Geral

Caminhada pela Conscientização do Autismo será neste sábado (02)

Será realizada neste sábado (02) uma caminhada organizada pela conscientização do autismo, com concentração às 10h na Praça Getúlio Vargas.

Caminhada pela Conscientização  do Autismo será neste sábado (02)

Será realizada neste sábado (02) uma caminhada organizada pela conscientização do autismo, com concentração às 10h na Praça Getúlio Vargas. O mês de abril recebe a coloração azul, em representatividade a todas as pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista.

A Folha de Campo Largo conversou com uma das organizadoras do evento, Silvia Colodel, que contou mais sobre a intenção da movimentação. “Este é o quarto ano da caminhada, muito embora nos últimos dois anos ela tenha sido realizada de maneira online. É o nosso retorno ao presencial, em uma ação coletiva para conversar com os munícipes sobre o Transtorno do Espectro Autista, que deve ser de conhecimento público. Nossa intenção é mostrar que eles pertencem à sociedade e cabe a todos respeitá-los, com todas as suas particularidades.”

Em Campo Largo a Lei nº 3056, de 13 de junho de 2019, trata sobre a conscientização do transtorno do espectro autista. “Será uma caminhada pacifica, com abordagem às pessoas para elas terem o contato com esse tema tão importante”, diz.

Realidade
Silvia tem um filho diagnosticado com autismo e contou que ao receber a confirmação, há uma busca muito grande por informações, terapias e mesmo grupos de apoio, além da luta pela inclusão destas pessoas na sociedade. “Temos mães que chegam a nós diariamente para dividir situações preocupantes de falta de preparo de profissionais, bullying nas escolas e mesmo falta de estrutura para receber as crianças portadoras de deficiência, transtornos e outras condições”, aponta.

Ela comenta que sempre pede para que as famílias conversem diretamente nas escolas sobre as situações que acontecem, de maneira pacífica, se não for resolvido, então partir para ações mais contundentes. “Não é um favor, é direito deles se integrarem à sociedade. Vamos todos respeitar essa diversidade”, finaliza.

Ação Municipal
Conforme divulgado pela Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, haverá um evento em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo.
As Rodas de Conversa acontecem das 08h30 às 10h30, no dia 04 de abril, na Unidade da Mulher e da Criança (Rua Harold Hein, 2412) - próximo ao Parque Newton Puppi.
Estarão na pauta da programação os temas: Seletividade Alimentar no Autismo; Autismo Infantil e seu Diagnóstico; Estabelecimento de Rotinas para a Criança Autista e Orientações sobre a emissão da Carteira do Deficiente.