Sabado às 20 de Abril de 2024 às 03:13:09
EM CAMPO LARGO 10º | 23º
Opinião

Desconfiança que ainda nos persegue

Nesta semana todos fomos liberados das máscaras, inclusive em ambientes fechados.

Desconfiança que ainda nos persegue

Nesta semana todos fomos liberados das máscaras, inclusive em ambientes fechados. Há ressalvas, com locais que elas ainda precisam ser usadas, como em hospitais, pronto atendimentos, clínicas, farmácias e outros ligados ao campo da Saúde. Mas ainda assim, mesmo com essa liberação, nos sentimos um pouco desconfiados e desconfortáveis em tirar as máscaras de vez.

Quando a notícia foi divulgada, muitas pessoas se manifestaram. No vídeo do governador Ratinho Junior, publicado no Instagram da Folha de Campo Largo, elas puderam debater o tema com outros campo-larguenses e mostrar a opinião sobre esse dia - dentro do contexto de pandemia e tantas coisas que aconteceram - um dos mais importantes. Há quem diga que se sente desconfortável e ainda prefere permanecer usando. Não há problema algum nisso, é o direito da pessoa usá-la. Houve até quem relatou que na quarta-feira se sentiu meio “criminoso” por deixar de usar máscaras em determinados ambientes, às vezes porque era o único ao adentrar em um estabelecimento sem usá-la.

Para uma decisão tão importante quanto essa, precisamos considerar que muitos foram os estudos realizados, os índices considerados. Isso tanto sobre a queda no número de pessoas contaminadas e internadas com a doença. Quando paramos para olhar a caminhada em busca desta, se podemos chamar dessa forma, “libertação” da Covid-19 ainda temos sim algum caminho a ser percorrido, mas avançamos.
Quando pegamos o boletim, a quesito de comparação, do dia 30 de março de 2021 e 30 de março de 2022 para comparação, vemos um grande passo dado. Nesta data, no ano passado, quando ainda começávamos engatinhando na vacinação contra a Covid-19, temos dados registrados de 934 pessoas em isolamento por conta da doença sendo monitoradas pela Saúde em suas casas. Havia 35 na UTI e 49 pessoas em leitos de enfermaria. Ainda, 333 pessoas aguardavam o resultado do exame comprobatório. Nesta mesma data, foram infelizmente contabilizados seis óbitos da doença, sendo três homens e três mulheres, e um óbito estava em investigação. Campo Largo estava na bandeira vermelha, com uma série de restrições. Algo extremamente triste e doloroso em ser lembrado.

Ao nos depararmos com o boletim desta última quarta-feira, um ano depois, vemos a cidade já na bandeira amarela, com um total de 29 casos ativos, uma pessoa na UTI e uma pessoa em enfermaria - ou seja, 27 estão se recuperando em casa. Os pacientes internados são idosos. Particularmente, torcemos muito pela recuperação de cada um. Há um óbito em investigação. Cenários bastante diferentes, principalmente por conta da vacinação. Em Campo Largo, 263.289 doses já foram aplicadas - entre primeira e segunda doses, doses únicas e reforço. - até o último dia 29 de março.
A pandemia ainda não acabou, mas cabe a nós irmos nos reeducando aos poucos para conseguir ter uma sociedade mais saudável a cada dia. Usar ou não a máscara é algo quase instintivo, vai de cada um. Mas ainda assim mantenha os cuidados com lavagem das mãos e pratique o distanciamento social. Vacine-se. Vamos vencer juntos.