Quarta-feira às 24 de Abril de 2024 às 08:47:38
EM CAMPO LARGO 16º | 21º
Opinião

O direito à cidadania está sendo pouco exercido?

Um dado preocupante tem sido divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que é a baixa procura de jovens entre 16 e 17 anos pelo Título de Eleitor.

O direito à cidadania está sendo pouco exercido?

Um dado preocupante tem sido divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que é a baixa procura de jovens entre 16 e 17 anos pelo Título de Eleitor. Segundo dados divulgados, estavam contabilizados até o último dia 23 de março de 2022, 830 mil jovens com o documento emitido e apto a votar em todo o país. A dados de comparação, em 2018 eram mais de 1,4 milhão de pessoas nesta faixa etária que já portavam o título de eleitor.

Parece que a ansiedade para tirar o título de eleitor e exercer a cidadania em sua forma mais certeira tem sido esquecida, rejeitada. Não são posts nas redes sociais ou criticar quem está no poder que irá “consertar” o país ou derrubar alguém. O Título de Eleitor é uma maneira de se manifestar politicamente e que houve uma mobilização extremamente grande no passado para que ela fosse conquistada e estendida a todos os cidadãos. Rejeitar uma oportunidade tão valiosa pode ser perigoso.

Parece que a ansiedade por ter a oportunidade de votar, o gosto de entender sobre política e procurar saber a realidade – sem as viseiras ideológicas que vendem lebre por gato, dos dois lados – já não existe mais. Isso tanto para os jovens, como adultos e idosos também. Muitos acham melhor entrar nesta espiral de muita manifestação e pouca ação, acreditar que isso é suficiente, do que efetivamente fazer alguma coisa para mudar o que acha errado.

Não é somente um na multidão, seu voto conta. Se pensarmos nesta diferença entre 2018 e 2022 no número de votantes jovens, são 570 mil pessoas deixando de se manifestar nas urnas, que é o local certo. Meio milhão de votos que podem ser “jogados fora”, porque um voto desperdiçado é daquele que deixa de comparecer às urnas.

Você jovem, que ainda não tem seu Título, ou para os adultos que precisam regularizar a sua situação, o prazo vai até o dia 04 de maio. Evite o estresse e não deixe para a última hora. Tudo é bastante rápido e fácil de ser feito, além de ser um direito, é gratuito.

E, por falar em eleições, para a próxima – que irá acontecer no dia 02 de outubro deste ano – já começam a despontar nomes no cenário, inclusive de Campo Largo, inclusive com algumas saídas de importantes cargos públicos têm sido visualizadas. A confirmação destes nomes especulados virá entre 20 de julho e 05 de agosto, quando serão permitidas as realizações de convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos à presidência da República e aos governos de Estado, bem como aos cargos de deputado federal, estadual e distrital, conforme o próprio site do TSE.

Até lá, as especulações continuam e até mesmo algumas confirmações extraoficiais deverão ser visualizadas. Neste momento, vamos nos recolher e recorrer ao conhecimento, percepção dos cenários e prestar muita atenção no que acontece no país. Como diz Platão, “não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam”. De qual lado você está?