Terça-feira às 16 de Abril de 2024 às 02:26:09
EM CAMPO LARGO 19º | 23º
Opinião

A necessária flexibilização para respirar com liberdade

Quando olhamos para trás e lembramos do mês de abril de 2020, quando foi anunciado o decreto da decisão do uso de máscara de proteção pessoal,  foi de extrema importância para proteger a todas as p

A necessária flexibilização para respirar com liberdade

Uma cadeia de acontecimentos que estão culminando no “fim da pandemia”. Seria certo assim considerar este momento? Essa flexibilização é resultado de uma conscientização maior sobre os cuidados pessoais, que ainda serão necessários, e principalmente a vacinação em massa da população, que no Paraná chega a 80%. Idosos, adultos, jovens e crianças mobilizados seguindo o propósito da liberdade na comunidade.

Quando olhamos para trás e lembramos do mês de abril de 2020, quando foi anunciado o decreto da decisão do uso de máscara de proteção pessoal,  foi de extrema importância para proteger a todas as pessoas. Até que a máscara se tornasse “comum” para a comunidade, não foi um período muito fácil. Cobranças constantes nas portas dos estabelecimentos comerciais chegavam a serem contestados por muitas pessoas, o que hoje não acontece mais. Pensar que no início a obrigatoriedade gerou até mesmo uma morte na cidade vizinha, Araucária. Algo tão extremo, que ainda não faz sentido se parar para pensar.

As máscaras fizeram parte das nossas vidas e com o seu uso nos vimos na “obrigação” de ler os sentimentos e expressá-los por meio dos nossos olhos. Por tantos meses ansiamos pelo momento de conseguir ver o outro por inteiro. Algo que era tão comum em 2019, há três anos, tornou-se precioso e um objetivo a ser alcançado.

Ainda existem obrigações imputadas ao cidadão sobre o uso da máscara, especialmente em locais fechados, mas é um grande passo a ser dado. Se você ainda não se sente bem, à vontade para deixar as máscaras no bolso, não há problema, essa é uma escolha muito particular, mas a sensação que dá é de ter controle novamente sobre suas próprias decisões. Um passo de cada vez, sempre feito com muita consciência.

Agora, de volta aos nossos dias, que por tanto tempo estiveram nublados pelas dores da doença, dos internamentos, das perdas que todos nós sofremos ao longo destes dois anos, os sorrisos das pessoas ao cumprimentarem umas às outras. Dias mais leves? Quem sabe! É o que almejamos.

Há todo o ponto de vista de fomentar a economia e torná-la aquecida novamente. Existe a parte educacional, na qual as crianças serão muito beneficiadas pela liberdade das máscaras, tanto no aprendizado, quanto no social. Uma série de abordagens que podem ser feitas e que trazem benefícios à população, desde que tudo seja feito com cautela e seguindo as instruções da Saúde.

A fase da Covid-19 nunca será lembrada com saudade ou com felicidade. Podem ser que partes deste momento sejam sim feitos de boas memórias, mas quando entramos no contexto e na fase atravessada com dificuldade na saúde, economia e relações sociais, nos remetam a gatilhos. Aprendizados importantes surgiram a partir dela, como valorizar ações, decisões e principalmente pessoas a cada segundo de nossas vidas. Valorizar a liberdade e o tempo que por semanas foram praticamente tirados de nós “pelo nosso próprio bem”. Há maneiras muito únicas de se encarar essa fase e de guardá-la na memória também. Qual é a sua?