Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 03:28:03
Geral

União e pedido de oração é tema na Missa de Cinzas

Nesta Quarta-feira de Cinzas (02), na missa das 9 horas, Igreja lotada de fiéis em uma importante data cristã.

União e pedido de oração é tema na Missa de Cinzas

Nesta Quarta-feira de Cinzas (02), na missa das 9 horas, Igreja lotada de fiéis em uma importante data cristã. Padre Fabio ressaltou a importância de estarmos unidos e o jejum pedindo paz, oferecendo oração àqueles que sofrem o flagelo da guerra.

O Papa Francisco clama a todos um pedido de paz e o Padre Fabio frisou que as Igrejas se unem em prol daquele povo. “Tenho uma grande tristeza em meu coração com o agravamento da situação na Ucrânia. Apesar dos esforços diplomáticos das últimas semanas, cenários cada vez mais alarmantes estão se abrindo. Como eu, muitas pessoas ao redor do mundo estão experimentando angústia e preocupação. Mais uma vez, a paz de todos está ameaçada por interesses de parte. Gostaria de apelar aos responsáveis políticos para que façam um sério exame de consciência diante de Deus, que é o Deus da paz e não da guerra, o Pai de todos, não apenas de alguns, que quer que sejamos irmãos e não inimigos. Peço a todas as partes envolvidas que se abstenham de qualquer ação que possa causar ainda mais sofrimento às populações, desestabilizando a convivência entre as nações e desacreditando o direito internacional” - declaração do Papa Francisco.

Nesta Quarta de Cinzas, inicia-se a preparação para a Páscoa e as cinzas trazem uma importante mensagem: “Lembra-te que és pó e ao pó voltarás” (Gn 3,19). Momento de reconciliar-se com Deus, tempo de salvação, de se libertar das falsas aparências, da vaidade, da arrogância, da soberba e de todos os males. Tempo de oração, penitência e caridade.

Campanha da Fraternidade
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança, nesta Quarta-feira de Cinzas, 2 de março, a Campanha da Fraternidade de 2022, com o tema: “Fraternidade e Educação” com o lema bíblico, extraído de Provérbios 31, 26: “Fala com sabedoria, ensina com amor”.
“Ao iniciarmos a caminhada quaresmal de conversão rumo à celebração do Mistério Pascal de Cristo, nos dispomos a ouvir o chamado de Deus que deseja conduzir-nos, através das práticas penitenciais do jejum, da esmola e da oração, ao encontro pessoal e renovador com o Ressuscitado, em quem temos a verdadeira vida e do qual devemos ser fiéis testemunhas.
Para auxiliar os fiéis nesse percurso de encontro, a Igreja no Brasil propõe à reflexão de todos, na Campanha da Fraternidade deste ano, o importante tema da relação entre “Fraternidade e Educação”, fundamental para a valorização do ser humano em sua integralidade, evitando a “cultura do descarte” – que coloca os mais vulneráveis à margem da sociedade – e despertando-o para a importância do cuidado da criação.

Ao mesmo tempo que se reconhece e valoriza a responsabilidade dos governos na tarefa de auxiliar as famílias na educação dos filhos, garantindo a todos o acesso à escola, deve-se igualmente reconhecer e valorizar a importante missão da Igreja no âmbito educativo. Desejo de todo o coração que a escolha do tema “Fraternidade e Educação” torne-se causa de grande esperança em cada comunidade eclesial e de efetiva renovação nas escolas e universidades católicas, a fim de que, tendo como modelo de seu projeto pedagógico a Cristo, transmitam a sabedoria educando com amor, tornando-se assim modelos desta formação integral para as demais instituições educativas.