Sexta-feira às 01 de Novembro de 2024 às 06:28:43
Geral

Instituto Maestro Théo de Petrus inicia aulas com novas modalidades culturais e esportivas

Há 33 anos atuando em Campo Largo, hoje com o nome Instituto Maestro Théo de Petrus, iniciou suas aulas na última semana e em 2022 com novidades nas modalidades culturais – que incluem música e dança –

Instituto Maestro Théo de Petrus inicia aulas com novas modalidades culturais e esportivas

Há 33 anos atuando em Campo Largo, hoje com o nome Instituto Maestro Théo de Petrus, iniciou suas aulas na última semana e em 2022 com novidades nas modalidades culturais – que incluem música e dança – e também com práticas esportivas.

Atualmente, o Instituto atende cerca de 180 alunos – último relatório feito em outubro do ano passado. Em 2021, quando o projeto reiniciou, havia cerca de quatro alunos. Na época do Maestro Théo de Petrus, eram 40 alunos, assim que ele faleceu ficaram apenas oito alunos.
“Este ano estamos ofertando bolsas para, pelo menos, 42 crianças. Para o projeto Fanfarra serão 22 bolsas, que já houve a seleção e terá início das aulas nesta quinta-feira (17), que serão regidos pelo professor Geovani Dallagrana. A banda Marcial é um projeto que delimitamos uma faixa etária para iniciar essa atividade. Nossa pretensão é atingir um público maior, mas inicialmente será para crianças de 07 a 11 anos, que serão regidos por Jaqueson Magrani, 2º Sargento da Banda da Polícia Militar. Ambos os professores são muito experientes e com um vasto conhecimento em música”, explica o presidente do Instituto Johnatan Théo.

A banda Marcial ainda tem vagas abertas, porém, a criança precisa estar matriculada também nas aulas de Musicalização, para ganhar velocidade no projeto, ter mais compreensão sobre Música. “Essa criança, que ganhar essa bolsa, pode no futuro prestar concursos para a Banda da Polícia Militar, da Aeronáutica, do Exército, pois ela teve a oportunidade de aprender um instrumento, abre muitas portas”, enfatiza.

O coral já iniciou suas aulas na última semana, mas ainda é possível inscrever novos alunos, pois há vagas abertas. As turmas de Musicalização iniciam no final do mês. O instituto conta com aulas de violoncelo, violino, violão, flauta doce concerto, coral Master (formado por adultos), o coral Infanto Juvenil (federado), e o Grupo Vocal Théo de Petrus (formado por homens adultos).

Na dança, as aulas são de Ballet, com as professoras Priscila Weber e Vanessa de Paula. “O instituto segue um modelo mais clássico, mais sacro, então por isso trouxemos o ballet. Ele acontece nas sextas-feiras, pela manhã e à tarde, para crianças de 05 a 12 anos, divididas conforme a idade. As turmas ainda não estão cheias, portanto, temos vagas”, ressalta.

Nos esportes, o instituto também trouxe algumas modalidades. Karatê acontece nas segundas-feiras, para crianças a partir de 04 anos, com possibilidade de prática por todas as idades, inclusive adultos, divididos em turmas conforme a idade. O muay thai acontece nas quintas-feiras, para crianças a partir de 07 anos. A capoeira acontece nas quartas e sextas-feiras à noite, conquistada através de parceria com o professor Nilton Pernilongo.

Musicalização é o primeiro passo
Johnatan comenta que todas as crianças passam pela Musicalização, que dura em média um ano. “Algumas crianças são diferentes, muito mais aceleradas, então em menos de um ano elas conseguem participar do Coral dos Canarinhos, mesmo sem completar o ciclo – ainda assim pedimos para que seja completado. Após essas aulas elas conseguem cantar em um coral e aprender um instrumento. Antigamente, meu pai, o Maestro Théo, fazia seleção para o coral. Hoje, eu convido as crianças tanto para participar do coral, como para aprender a tocar um instrumento”, diz.

Na Musicalização as crianças aprendem Teoria Musical, técnica vocal e a tocar flauta doce, o que abre muitas possibilidades, inclusive de escolher pelo canto ou instrumento.

Planos futuros
O projeto visa criar, dentro de cinco anos a dez anos montar uma orquestra filarmônica, unindo todos os instrumentos. “No ano passado, nós iniciamos violino e violoncelo. Neste ano iniciaremos clarinete, trombone, trompete, eufônio e a fanfarra. Unindo todos os instrumentos, nós conseguiremos montar essa orquestra, que será a Orquestra Filarmônica dos Canarinhos de Campo Largo. Para isso, preciso que as crianças atendidas aqui no Instituto façam a Musicalização e as aulas de instrumento”, revela.

Também visam colocar em prática o projeto Dominguinhos, para crianças a partir de 03 a 06 anos, para Musicalização, Introdução à Dança e Introdução às Artes Marciais. “Nós ainda estamos desenhando este projeto, mas a intenção é iniciar ele até a metade do ano, em parceria com o CMEI Antônio Gabardo Junior, que fica ao lado do projeto, com algumas atividades”, conta.

O projeto já atende crianças com deficiência, mas a intenção é abrir e alçar objetivos maiores. “Assim que for lançado o projeto Dominguinhos, iremos começar a desenhar este projeto para as crianças com deficiência também, incluindo instituições que atendem esses alunos aqui no município, a partir de parcerias”, completa.

Ainda em outubro deste ano está previsto um congresso para o coral federado, a ser realizado em Minas Gerais. O último realizado aconteceu em Campo Largo, em 2019, o XVI Congresso Nacional dos Meninos Cantores, regido pelo próprio Maestro Théo de Petrus (in memorian).

Contribuição
Para participar do projeto, é apenas solicitada uma contribuição, que é usada para pagar professores e prestadores de serviço na instituição – toda a diretoria trabalha de maneira voluntária no Instituito. Foi por meio desta contribuição que é possível em 2022 abrir novas modalidades culturais e esportivas. Não há nenhum filtro com relação à renda familiar, “todos são bem-vindos no projeto”, ressalta Johnatan.
Famílias que não têm condições em realizar a contribuição, podem conversar com a diretoria e verificar a possibilidade de conseguir bolsa de estudos.

Serviço
Para tirar dúvidas sobre vagas, matrículas e contribuições, basta entrar em contato pelo WhatsApp (41) 3032-3460. O próprio Johnatan que atende os interessados. Mais informações na página https://www.facebook.com/canarinhoscl.