Nutricionista Sinara Ribas foi hackeada e alerta para não efetuarem compras ou pagamentos para dados informados na sua conta do Instagram
Na quinta-feira (17), próximo das 16h, o Instagram da nutricionista campo-larguense Sinara Ribas foi hackeado e desde então, ela não teve mais acesso à conta. Os golpistas publicaram imagens de produtos à venda, com o texto que “uma amiga” estaria se mudando e colocou alguns itens para vender.
“Pessoas já entraram em contato comigo. Como tenho mais de quatro mil seguidores e as pessoas me conhecem, algumas acabaram transferindo o valor na intenção de comprar os produtos. Isso me deixou muito triste, principalmente porque não consigo mais acessar nem meu e-mail e até o meu telefone foi hackeado. Eu já registrei o Boletim de Ocorrências e entramos em contato com a administração do Instagram, para tentar solucionar o problema, mas ainda não deu resultado e as postagens continuam no ar”, contou à Folha.
Sinara entrou em contato com algumas pessoas para contar o ocorrido e pede para que não sejam feitos quaisquer depósitos em contas passadas pelo Instagram dela neste momento.
Como proteger sua conta
Conforme divulgado pelo Portal Terra, algumas ações são imprescindíveis para proteger a conta do Instagram. A primeira é ativar a autenticação de dois fatores. Essa é a dica mais importante para proteger sua conta. O recurso de autenticação de dois fatores basicamente cria uma "barreira" que impede o acesso de outras pessoas.
Com esta função, sempre que alguém, incluindo o dono da conta, tentar fazer login a partir de um dispositivo diferente, o Instagram vai solicitar um código, que pode ser recebido por SMS ou aplicativo de autenticação. Se o celular não estiver por perto, a plataforma oferece alguns códigos de recuperação.
Mantenha seu número de telefone e e-mail atualizados, pois caso algo aconteça, o Instagram pode entrar em contato para ajudar a resolver o problema. Esses dados são essenciais na recuperação da conta, por exemplo, mesmo que ela tenha sido invadida por um hacker.
Fique atento à login, pois quando um novo dispositivo faz login com na conta, o Instagram salva seu nome e a localização. Essa medida de segurança é bastante útil, pois , se algum aparelho desconhecido conseguir ter acesso ao seu perfil, a rede social mostrará esses dados, revelando até mesmo se ele está online no momento e permitindo removê-lo.
Use uma senha forte, dica que serve para todas as redes sociais. Ter uma senha forte e longa diminui as chances de outra pessoa invadir sua conta. Para não esquecer as senhas, pode ser usado um gerenciador de senhas.
Tenha cuidado com e-mails falsos, para que a conta não seja invadida. Isso porque diversas pessoas mal-intencionadas enviam e-mails se passando pelo Instagram para alertar o usuário que a conta precisa ser atualizada com novos dados.
Dessa forma, pode acontecer de divulgar as informações solicitadas, os hackers podem ter acesso a senha atual e, consequentemente, roubar o perfil. Para evitar esse tipo de problema, existe uma área dedicada aos e-mails oficiais do Instagram no próprio aplicativo.