Na manhã da última quarta-feira (26), a Prefeitura de Campo Largo, por uma equipe técnica formada por servidores da Secretaria de Saúde, juntamente do Prefeito e da secretária de Governo, explicaram aos Vereadores
Na manhã da última quarta-feira (26), a Prefeitura de Campo Largo, por uma equipe técnica formada por servidores da Secretaria de Saúde, juntamente do Prefeito e da secretária de Governo, explicaram aos Vereadores novas estratégias no atendimento da Saúde durante esse período de pandemia.
Entre as ações estão o remanejamento dos locais de atendimento, melhorando a questão de filas e tempos de espera , novos locais para atendimento de sintomas leves para doenças respiratórias, contratação de profissionais, assim como o Decreto n 14/2022, que também vem colaborar para um possível menor número de procura pelo centro COVID-19, já que o Decreto regulamenta o Termo de Isolamento emitido por entidades de saúde como farmácias, laboratórios clínicos e clínicas, dando, inclusive, validade a esse documento, perante as empresas - no caso da apresentação pelo trabalhador, entre outros.
Principais ações para a melhoria no atendimento
Está prevista a contratação de novos profissionais; descentralização do atendimento para mais três Unidades Básicas de Saúde (Botiatuva, Caratuva e Fazendinha), as quais atenderão os sintomas leves, ficando na retaguarda do combate à pandemia.
O cancelamento provisório das consultas eletivas em todas as UBSs, já que, nesse período as Unidades estarão atendendo somente a procura direta sem agendamento. Provisoriamente, as agendas de atendimento eletivo foram canceladas devido ao grande aumento dos números de COVID-19.
Casos de Covid-19
Durante a reunião, também foram apresentados dados da última Semana Epidemiológica e feito um comparativo entre alguns dados de dezembro de 2021 e janeiro de 2022. No dia 16 de dezembro, por exemplo, eram apenas três casos ativos, nenhum confirmado e ninguém estava internado. Já no dia 24 de janeiro de 2022, a cidade registrou 577 novos casos confirmados.
Um dado muito importante, também apresentado na reunião, foi que, na última semana, a média de atendimentos no Centro Covid (anexo à UPA), foi de cerca de 400 pacientes/dia. Essa alta demanda, impacta consideravelmente na qualidade do atendimento e, por isso mesmo, tantas medidas têm sido tomadas pelo poder público, a fim de melhorar esses serviços.