Secretaria Municipal de Educação fala ainda sobre a previsão de entrega de uniformes e kits escolares; neste ano os alunos receberão mochila e tênis também
Em poucos dias será iniciado o ano letivo 2022 para 60 instituições de ensino vinculadas à Secretaria Municipal da Educação. As aulas para Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais, Educação para Jovens e Adultos e Educação Especial têm calendário previsto para o próximo dia 09 de fevereiro, em uma quarta-feira. Conforme informado à Folha de Campo Largo, este ano o retorno será presencial e, em caso de alterações, tanto a Secretaria municipal como as secretarias das escolas informarão aos pais e responsáveis.
De acordo com o calendário divulgado pela Secretaria à Folha, as aulas se estenderão até o dia 20 de dezembro. As férias de inverno acontecem entre os dias 08 e 25 de julho.
“Todos os estudantes irão retornar, inclusive dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). A Secretaria Municipal de Educação tem todos os protocolos bem estruturados e repassados para as entidades e reforçamos que o uso de máscara, distanciamento social e cuidados individuais, por exemplo, permanecem obrigatórios e instruídos pelos profissionais aos estudantes na escola e pelas famílias em casa. Orientamos para que as famílias estejam atentas ao estado geral de saúde das crianças e das pessoas próximas a ela. Essa união contribui para um trabalho eficaz e em conjunto com a escola, para que possamos ter um ano letivo satisfatório”, explica a secretária de Educação, Dorotea Stoco.
A secretária salienta que ainda há vagas disponíveis para os CMEIs e escolas municipais em várias regiões da cidade. O próximo cadastro da Educação Infantil acontecerá do dia 21 de fevereiro a 21 de março, on-line, no site da Prefeitura. Para tirar dúvidas, basta telefonar para (41) 3291-5146. Pais ou responsáveis que tiverem dificuldade no preenchimento do cadastro online podem procurar o CMEI mais próximo da sua residência.
Para matrículas de alunos que irão para o 1º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, os pais devem procurar diretamente a escola e verificar a disponibilidade de vagas.
Entregas de kits escolares e uniformes
Há pais e responsáveis que aguardam a entrega dos materiais escolares e uniformes concedidos pela Prefeitura de Campo Largo. Dorotea ressalta que a entrega dos kits escolares devem acontecer já nos primeiros dias de aula, sempre considerando a modalidade e os materiais necessários para o aluno. Durante a rematrícula ou matrícula, as instituições entregaram a lista de materiais que precisam ser complementares aos entregues pela Prefeitura, por exemplo.
Já os uniformes têm a previsão de entrega para o final do mês de março e neste ano contarão ainda com a mochila e tênis para todos os alunos.Também serão entregues os chromebooks no mês de fevereiro, este destinado aos professores.
Instituições reformadas
Algumas instituições receberam reformas para melhor atender os estudantes e profissionais. O CMEI Gente Miúda será entregue no final do mês de fevereiro e terá capacidade de atender 120 alunos. Já o CMEI Criança Esperança será entregue no final de março, também com capacidade para 120 alunos.
A Prefeitura adquiriu o prédio onde está instalado o CMEI Renato Höft, o único centro infantil que atende em meio período no município e tem capacidade para 128 alunos.
Formação continuada
Nos dias 04, 07 e 08 de fevereiro, os professores estarão em curso, para formação continuada. Dorotea salienta que esse é um momento de extrema importância, visto os impactos causados pela pandemia, que trouxeram desafios na aprendizagem e novas experiências positivas, possibilidades de superar a situação e inovar em vários aspectos.
Segundo a secretária, a comunidade escolar se adaptou às necessidades do momento, a fim de minimizar os desafios causados pelo modelo de Educação. Ela descreve que as ações coletivas serão adotadas para proporcionar continuidade do processo ensino-aprendizagem. Entre elas, estão as avaliações diagnósticas, avaliações contínuas, formação continuada com as temáticas que colaborem com a qualidade de ensino e para o desenvolvimento e aprimoramento das ações, equipamentos nas escolas para atender os alunos e os professores, atendimento aos estudantes primando pelo aspecto pedagógico em turmas de apoio e projetos complementares. “Destaco o papel fundamental da escola em proximidade com a família, pois a família deverá acompanhar as necessidades educacionais. O trabalho em conjunto favorece as referências positivas e a evolução do ser humano”, pontua.
EJA
A partir do mês de fevereiro acontece a abertura de matrículas para alunos estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA do 1º ao 5º ano para o ano de 2022. O EJA é uma modalidade de ensino destinada a jovens a partir de 16 anos e adultos que não deram continuidade em seus estudos e para aqueles que não tiveram acesso ao Ensino Fundamental do 1º ao 5º.
As inscrições acontecem na Escola Municipal Reino da Loucinha, localizada na Rua Centenário, 2171, no Centro, das 18h às 20h. É necessário no ato da matrícula ter o RG e CPF, comprovante de endereço e comprovante de escolaridade – para alunos que já estudaram. Informações pelos telefones (41) 3292-3974 e (41) 3291-5335.