Quarta-feira às 04 de Dezembro de 2024 às 05:37:46
Opinião

2022 já chegou cheio de “surpresas”

Esperado ou não, 2022 já chegou trazendo surpresas, e nem dissemos que elas são agradáveis.

2022 já chegou cheio de “surpresas”

Esperado ou não, 2022 já chegou trazendo surpresas, e nem dissemos que elas são agradáveis. Já nos pri­meiros dias do ano, já nos deparamos com notícias sobre aumento de casos de Covid-19 em Campo Largo, no Brasil todo e em vários outros países. Há locais, como províncias (estados) da China e do Canadá que decretaram lockdown para conter uma nova onda. Além da Delta/Gama e Ômicron, uma nova variante foi descoberta na Fran­ça e anunciada nesta semana, chamada de Ihu, com 42 mutações se comparado ao vírus original da Covid-19, mas segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) não representa ameaça e que vem sendo acompanhada de perto pela comunidade médica.

No Paraná, além da Covid-19, gripe H3N2 sendo transmitida comunitariamente, virose no litoral e dengue com 552 casos sendo confirmados no boletim da última terça-feira (04) - lembrando que Campo Largo não registra casos de dengue há anos. Em Campo Largo, casos de gripe em não vacinados contra Influenza no ano de 2021 são mais frequentes. Casos de Covid-19 têm sintomas leves e sem internamentos até o fechamento desta edição, somente isolamento domiciliar. Cabe a nós, na posição de cidadãos, respeitar as medidas que ainda estão vigen­tes, como o uso obrigatório de máscaras faciais, frequente uso de álcool em gel e higienização das mãos, além do distanciamento social e evitar aglomerações.

A decisão dos organizadores da Seresta de Reis, por exemplo, foi extremamente acertada em fazer o tradicional eventode forma online. Com um público sensível, da terceira idade, bastante participativo, e também para garantir a segurança daqueles que sempre prestigiam a Seresta centenária, organizar para que este momento seja feito via live é um meio de cuidar, amar o próximo sem deixar de praticar a fé. Que exemplo para a cidade de Campo Largo.

Este cuidado agora é essencial para evitar que a situação se agrave e acabe impactando a vida e a rotina de milhares de cidadãos, trazendo aos poucos a vida com mais liberdade. Além do cuidado individual diário, procurar a vacinação, garantir a terceira dose da vacina são medidas extremamente importantes. Se ainda há dúvidas a serem esclarecidas, consulte seu médico de confiança, mas não deixe que a semente da incerteza, insegurança e das notícias falsas se espalhem ao vento. Há um ano inteiro pela frente, muita vida a ser vivida. Cuidado e cautela para aproveitar os momentos.