A Seresta de Reis será realizada entre o sábado (08) e domingo (09), às 00h, mais uma vez em live no Facebook.
Há 116 anos sendo realizada em Campo Largo, e reconhecida pela Lei Municipal nº 2664, de 13 de março de 2015, como evento cultural oficial do município, que fecha as comemorações de Natal, a Seresta de Reis será realizada entre o sábado (08) e domingo (09), às 00h, mais uma vez em live no Facebook.
A live será realizada no interior da Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade, onde serão cantadas as músicas centrais da Seresta, sendo o Hino dos Santos Reis, Glória e Noite Feliz. A duração estimada é de aproximadamente 20 minutos. O nome da página para assistir a transmissão no Facebook é “Seresta de Reis de Campo Largo”, link: https://www.facebook.com/Seresta-de-Reis-de-Campo-Largo-738682632989978.
“A Seresta é uma serenata realizada ao Sacrário que está na igreja, por isso ficamos ao lado de fora. Este ano, mais uma vez iremos realizar essa celebração dentro da Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade. A decisão se dá também em preservação à saúde de alguns membros bastante ativos e que já são idosos, e também ao ex-prefeito Marcelo Puppi – ávido participante das serestas – e do ex-secretário Joel Vidal, cujo pai, Dirço Ribas, era músico na seresta e Joel e seus irmãos sempre acompanhavam esse evento, desde crianças”, conta Kátia Santos, coordenadora da Seresta de Reis.
O comunicado oficial da Seresta explica que a decisão levou em consideração as restrições da pandemia de Covid-19. “Temos dois participantes extremamente ativos, que são a senhora Arlete Júlio Portugal e o Dr. Hamilton Júlio, que são irmãos e desde pequenos participam do evento. Eles estão cuidando da saúde, por conta da pandemia, então já não participariam. Minha mãe, Francisca Catarina Ribeiro, tem 80 anos, e sempre acompanhou meu pai, Jorginho cantor e segue sendo meu braço direito nesta tradição. Neste momento devemos respeitar as pessoas e preservar a saúde delas”, reforça Kátia.
“Um dos nossos participantes ativos estará presente na Seresta, que é o João Carlos Netzel, ou como é conhecido, Carlito Netzel, do Bar do Carlito, o qual tem até uma música, composta com o meu pai”, revela.
Durante a live, todos os cuidados para evitar o contágio pela Covid-19 e Influenza serão tomados. “A nossa intenção em fazer a Seresta online também é para garantir a segurança das pessoas que participam dela, evitando inclusive a aglomeração entre os participantes”, comenta.
Fé
A Seresta de Reis envolve fé, dedicação e amor dos participantes. “A visita dos Santos Reis ao Menino Jesus é o reconhecimento da humanidade ao seu Cristo. Depois dEle ter nos visitado em nossos lares, durante o Natal, agora Ele espera a nossa visita no dia dos Santos Reis, como representação dos povos, na pessoa de Gaspar, Melchior e Baltazar”, conclui Kátia dos Santos.
Tradição centenária
Ainda em meados do século passado, os primeiros organizadores acordaram que esse evento aconteceria todo primeiro fim de semana do ano, do sábado para domingo, independente do dia que caia, como uma homenagem aos Reis Magos.
A Seresta foi inicialmente organizada por famílias tradicionais do Centro, como Kuster e Puppi. O trio Irmãos Santos (Azevedo, Armando e Jorginho) era a atração musical. Jorginho, que era o chefe do trio e pai de Kátia, que coordena a Seresta há 12 anos e é a primeira mulher a fazê-lo em mais de 100 anos.
Em março de 2015 a Seresta passou a ser reconhecida como um evento municipal, Lei Municipal 2664. Em 2017, Kátia recebeu uma homenagem pela sua dedicação à organização da seresta e também por ser a primeira mulher a coordenar o evento. Em 2021, a Seresta de Reis abriu as comemorações do aniversário de 150 anos de Campo Largo.