Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 06:30:04
Geral

Grupo Campo-larguense percorre 320 Km na Pedalada da Fé e chega a Aparecida

Um grupo de ciclistas de Campo Largo percorreram 320 Km na “Pedalada da Fé”. O longo percurso teve início no dia 27 de dezembro e finalizou no primeiro dia de 2022, em Aparecida do Norte.

Grupo Campo-larguense percorre 320 Km na Pedalada da Fé e chega a Aparecida

Um grupo de ciclistas de Campo Largo percorreram 320 Km na “Pedalada da Fé”. O longo percurso teve início no dia 27 de dezembro e finalizou no primeiro dia de 2022, em Aparecida do Norte.

O grupo foi formado por nove pessoas, entre eles quatro casais: Moacir Durau, Bárbara Durau, Diego Pangracio, Luciana Pangracio, Cesar Kuroski, Roseni Kuroski, Marcelo Paganeli, Eliete Cys e André Paganeli. Foram utilizadas sete bicicletas e duas camionetes no apoio, durante os 320 Km de trajeto, que tradicionalmente é conhecido por “Caminho da Fé”.

O “Caminho da Fé” é um trajeto de peregrinação brasileira inspirado no Caminho de Santiago de Compostela. Inicialmente feito por alguns peregrinos em direção ao Santuário de Aparecida, em uma rota alternativa a outras, predominantemente pavimentadas, a rota foi oficializada, em 2005.

Os fiéis podem percorrer diversos caminhos até Aparecida – há saídas dos municípios de Águas da Prata, Cravinhos, Paraisópolis, São Carlos, Descalvado, Mococa e Tambaú (o trajeto mais longo tem 541 km; o mais curto, partindo de Paraisópolis, tem 134 km ou 6 dias de caminhada).

Nos últimos anos, os ciclistas também passaram a realizar a peregrinação de bicicleta, alguns sozinhos e outros em grupos. Os peregrinos Campo-larguenses optaram pelo trajeto saindo da cidade Paulista de Águas da Prata. De onde saíram logo pela manhã da segunda-feira (27/12), sendo o segundo trecho mais longo dos 320 Km, percorrendo 72,2 km até Ouro Fino.

Da terra do Menino da Porteira até Tocos de Mogi, foram 46,2 Km durante o dia 28 de dezembro. No terceiro dia (quarta-feira) de pedalada, foram mais 40,6 Km até o município de Consolação. Na quinta-feira (30/12), o trajeto foi de 38,5 Km até Cantagalo. O penúltimo dia de pedalada (último dia do ano foram 49,3 Km) foi o mais complicado para o grupo. Antes de chegar a Campos do Jordão, tiveram que passar pela Serra da Luminosa, embaixo de muita chuva, tendo que arrastar as bikes pelo barro.

Os últimos 75,2 Km, de acordo com os nossos peregrinos, mesmo sendo o mais longo foi o mais tranquilo. Onde o cansaço em meio a alegria e a emoção de chegar a casa da mãe Aparecida, no primeiro dia de 2022, foi superado.

Percurso
Caminho que vai serpenteando serras por vezes em São Paulo outras em Minas Gerais. Lugar que passa por diversas cidades e vilarejos. Com uma altimetria acumulada de mais de 8 mil metros. Paisagens maravilhosas, com muitos rios e vegetação linda e variada pelo percurso. Pessoas simples e acolhedoras fazem remeter a calmaria do interior até o contraste de cidades modernas e movimentadas como Campos do Jordão.


Depois de chegar ao destino almejado e passar por dentro da Basílica, ficar frente a frente com a imagem da padroeira do Brasil. O sentimento dos peregrinos se resume à satisfação do desafio de ter completado o percurso, mas principalmente pela Fé em Nossa Senhora Aparecida e a gratidão a DEUS por suas vidas e de seus familiares.

Três vezes no caminho
O Campo-larguense Claudinei Ribeiro “Dine”, passou pelo “Caminho da Fé” nos últimos três anos, sempre incentivando outros a acompanhá-lo. Depois de percorrer o longo trajeto em 2019, com sua esposa Neuza e o filho Renan.

Em 2020 foi com seu irmão Adriano e agora em 2021, levou o amigo Pedro Jorge, primo do César Kuroski, que estava no grupo um dia depois. Dine e Pedro Jorge Ferreira, saíram de Águas da Prata no domingo dia 26 de dezembro e completaram a pedalada no dia 29 (quarta-feira).