Terça-feira às 23 de Abril de 2024 às 02:35:36
EM CAMPO LARGO 17º | 28º
Opinião

Alça de Mira

Mais de 600 pais já assinaram documento para que os alunos do Colégio João Ferreira Kuster sejam mantidos na mesma estrutura da Escola Municipal Alexandre Sávio.

Alça de Mira

Educação
Mais de 600 pais já assinaram documento para que os alunos do Colégio João Ferreira Kuster sejam mantidos na mesma estrutura da Escola Municipal Alexandre Sávio. Comunidade escolar tem apresentado diversos argumentos contrários à mudança. O vereador Alexandre Guimarães até mesmo disse na sessão da Câmara desta semana que, pelo contrato, só deveria desocupar o espaço físico no final do próximo ano e criticou que a Prefeitura estaria descumprindo um contrato. Assessoria da Prefeitura não nos confirmou a informação.

Responsabilidade do Município
Pelas redes sociais, a transmissão da sessão na Câmara gerou mais comentários do que geralmente tem. Inclusive concordando com Alexandre, que disse que apesar de ser um colégio estadual, os jovens que ali estudam são do município e devem também ser preocupação do Executivo. Representando a Comissão de Educação da Câmara, pediu que seja respeitado o período do contrato para que as famílias possam se organizar melhor, senão o prejuízo pode ser muito grande. Argumentam que é preciso também seguir o Plano Nacional de Educação, que visa combater evasão escolar e dar ensino de qualidade.

Bem precioso
Com falta de água da Sanepar já foi percebido maior consumo de água mineral. A Águas Ouro Fino é a principal empresa do setor no Paraná e acaba sendo beneficiada. Todas as indústrias de água mineral do Estado faturaram R$ 117 milhões de janeiro a outubro desse ano, o que já supera o valor dos 12 meses de 2020, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Água Mineral (Abinam). Final de ano deve fechar um faturamento de R$ 140 milhões anual, 55% a mais que no ano anterior.

Tributos
No ano passado, o governo do Paraná retirou a água mineral do regime de substituição tarifária, que determinava o recolhimento antecipado, e de uma só vez, do ICMS pelas indústrias. Empresários do setor acreditam que isso aumentou a competitividade das empresas. Para o CEO da Ouro Fino, a água mineral deveria compor itens de cesta básica, por ser essencial à vida, e com isso a carga tributária cairia de 35% para 7%.

Quilombolas
A Assembleia Legislativa do Paraná está levantando informações sobre as comunidades quilombolas do Paraná. Até mesmo foi realizado um debate nesta semana para tratar do assunto. Campo Largo é uma das cidades que possui uma comunidade quilombola – uma das 38 registradas pelo Paraná, podendo ser um número ainda maior. Objetivo é atender as necessidades destas pessoas, criando políticas públicas específicas e garantir mais infraestrutura e condições dignas de vida.

Pra pensar na cama
Estratégia errada, grande prejuízo.