Tem sido um grande transtorno aos motoristas de vans escolares a dificuldade em estacionar para deixar e buscar as crianças nas escolas.
Tem sido um grande transtorno aos motoristas de vans escolares a dificuldade em estacionar para deixar e buscar as crianças nas escolas. Eles reclamam que os pais não estão respeitando as vagas de estacionamento destinadas exclusivamente ao transporte escolar, as quais são devidamente sinalizadas. Inclusive, é motivo de infração grave, com multa no valor de R$ 195,23.
De forma geral, os motoristas acreditam que falta mais organização principalmente nos horários de saída das escolas e orientação aos pais, porque realmente há pouco lugar para pararem os carros. Um motorista relatou à Folha que uma época aconteceu isso, mas após maior fiscalização isso foi resolvido. Com o retorno das aulas na pandemia, ele comenta que os pais parecem ter esquecido que as vagas são destinadas ao transporte e até mesmo há pais que xingam os motoristas achando estarem certos.
“Os pais vão lá buscar uma criança. Tem escola que eu tenho que pegar 12 alunos, é muita responsabilidade. Os pais precisam entender e se conscientizar”, declara um motorista. Segundo ele, um pai estaciona errado e daí vários outros também começam a estacionar nos lugares proibidos achando que podem também, e aí fica uma grande confusão.
Também é preciso respeito à velocidade de circulação principalmente nestes horários de pico, levando em consideração grande número de pedestres no horário de saída das escolas. O motorista detalha que em alguns colégios precisam estacionar do lado esquerdo da via, mas a porta da van abre do lado direito (da rua) e exige ainda mais atenção e cuidado para não acontecer nenhum acidente. Outro problema também é que às vezes é preciso parar van no meio da rua porque os carros estão nas vagas destinadas a eles. Uma van pode chegar a carregar até 30 crianças.
Multa
A Folha entrou em contato com a assessoria da Prefeitura, que informou que é preciso conscientização dos pais de não estacionarem nas vagas de transporte escolar no horário indicado nas placas de sinalização e respeitarem as normas de trânsito. Parar ou estacionar em local proibido pode gerar multa grave, de R$ 195,23.
“Neste ano, intensificamos as campanhas educativas. Temos um trabalho em conjunto com o Observatório Nacional de Trânsito e postamos seguidamente informações sobre. Ano que vem será ainda mais intensa a educação para o trânsito. O secretario Samir Moussa esteve recentemente em Brasília justamente se atualizando sobre o assunto”, informaram.
“O Deptran sinaliza com faixas amarelas e placas sobre os horários permitidos para transporte escolar - área específica. O não cumprimento dessas regras (de veículos não permitidos nesses horários) acarreta penalização, ou seja, os veículos são autuados pela GM - A população pode auxiliar, entrando em contato com GM pelo 153.