Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 08:50:20
Geral

Vara do Trabalho é instalada em Campo Largo e dará mais agilidade aos processos

“A instalação da Vara do Trabalho de Campo Largo é uma conquista de suma importância não só à advocacia, que deterá melhores condições de trabalho, mas acima de tudo é

Vara do Trabalho é instalada em Campo Largo e dará mais agilidade aos processos

“A instalação da Vara do Trabalho de Campo Largo é uma conquista de suma importância não só à advocacia, que deterá melhores condições de trabalho, mas acima de tudo é uma conquista dos jurisdicionados e de toda a sociedade que terá a aplicação da Justiça de forma célere e efetiva, garantindo-se e assegurando-se assim, os direitos individuais e coletivos de todos”, enfatizou a Dra. Patricia Schmidt, presidente da OAB Subseção Campo Largo, em seu discurso na solenidade realizada na sexta-feira (05).

Dra. Patricia explicou que por muito tempo a comarca de Campo Largo foi dependente de outras para que pudessem correr os processos trabalhistas. Para protocolar uma ação tinha que ser em uma das Varas em Curitiba e com o tempo a competência foi passada para Araucária, para onde as partes e advogados precisavam ir. Em 2008 foi aberto em Campo Largo o Posto Avançado da Justiça do Trabalho, vinculado à Segunda Vara do Trabalho de Araucária, em uma estrutura enxuta, com poucos colaboradores, mas os advogados poderiam distribuir os processos e fazer audiência, com juiz substituto que vinha para cá. O oficial de Justiça era de Araucária e o número de servidores era limitado, de uma estrutura de Posto.

“Sempre teve uma luta da OAB local para uma infraestrutura melhor do Posto, assim como para implantação de Vara, com juiz titular e oficial de justiça exclusivo”, lembra. No início de sua gestão na OAB, em abril de 2019, Dra. Patricia foi a uma reunião na presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, com a então presidente Marlene Suguimatsu, com o advogado Ivo Cezário Gobatto de Carvalho (atual conselheiro estadual da OAB e ex-presidente da OAB Campo Largo), o presidente da OAB Paraná, Dr. Cassio Telles, e o desembargador Sergio Murilo Rodrigues Lemos, na época corregedor regional do Trabalho.

Na ocasião, foi protocolado um ofício em que pediram a instalação de uma Vara do Trabalho em Campo Largo. Por questão de dotação orçamentária, foi pedido para que fosse remanejada uma Vara com menor demanda, apontando números processuais. Atualmente Campo Largo tem 2.800 processos em andamento. Foi realizado um estudo de viabilidade técnica pela Corregedoria e Tribunal do Trabalho, até que optaram em deslocar a 2ª Vara do Trabalho de Araucária para cá. Dos 26 desembargadores que votaram, 16 foram favoráveis.

“Hoje a gente tem um juiz titular e oito servidores, oficial de justiça para Campo Largo e uma estrutura melhor. Campo Largo tem hoje o que merece”, declara. Com poucos servidores, os processos demoravam mais para tramitar e agora a tendência é que melhore o andamento e realização de audiências e sentenças. É um volume processual muito grande, porque envolve Campo Largo, Balsa Nova e Porto Amazonas.

“Posso afirmar que hoje, os 563 advogados inscritos em nossa Subseção celebram essa conquista. Preciso aqui externar meu especial agradecimento ao Desembargador Sérgio Murilo Rodrigues Lemos que sempre esteve atento às necessidades de nossa jurisdição, compreendida pelas cidades de Campo Largo, Balsa Nova e Porto Amazonas e que nunca mediu esforços para que melhorias no sistema Judiciário fossem implantadas”, enfatizou em seu discurso.

Dra. Patricia deu boas-vindas ao Excelentíssimo Dr. Juiz Pedro Celso Carmona em nossa cidade, colocando a OAB Campo Largo à sua disposição para o que se fizer necessário, como também agradeceu ao Dr. Marlus Augusto Melek pelos anos de colaboração e trabalho frente ao então Posto Avançado da JT Campo Largo. Ainda ressaltou a diretora de Secretaria Débora Giovana Borges de Oliveira e todos os servidores e colaboradores que passarão a exercer suas funções em Campo Largo.