Já diz o ditado “quem não é visto, não é lembrado”, então elaborar um calendário de ações, marketing e comunicação pode impulsionar as vendas
Os empresários estão vivenciando hoje um clima de retomada da economia, após a intensa crise provocada pela Covid-19. Embora o cenário ainda esteja longe do que se é desejado, está muito mais promissor se comparado a 2020. Para alavancar ainda mais as vendas, é importante que o empreendedor estabeleça metas a serem alcançadas, saber o que o público quer e principalmente como vender o seu produto.
“Nós estamos prestes a entrar nas campanhas de Black Friday, que foi muito bem absorvido pelo brasileiro, e logo o Natal. São datas com significado, mas ao mesmo tempo bastante comerciais e que cabe ao empresário saber como aproveitá-las bem utilizando o Marketing e a Comunicação como aliadas. Quando você, empresário, investe em campanhas, propagandas, parcerias, o cliente é atraído, provocado e fica mais propenso a comprar na sua loja”, explica Alexandre Druciak, gerente geral da Associação Comercial e Empresarial de Campo Largo (Acicla), formado em Marketing e com MBA em Gestão de Negócios e Inovação.
Por isso, Alexandre aconselha que os empresários se organizem de antemão para realizarem campanhas, inclusive sobre o produto a ser ofertado na loja. “Existem datas que são bastante comerciais e que todos os segmentos comerciais podem participar, tudo vai da criatividade de quem está coordenando a campanha. É aqui que nós trabalhamos os ‘quatro P’s’ proposto por Philip Kotler, que são o produto, a promoção (como você vai promover esse produto), a praça (local onde será comercializado – loja física, internet, venda em casa, por exemplo) e o preço. Usando pelo menos essa estratégia, já temos uma resposta inicial para nosso planejamento”, observa.
Pré, atendimento e pós-venda
“Não adianta somente as propagandas se a equipe não está preparada para um atendimento completo, preocupado com o cliente. Ele é a peça mais importante da sua empresa”, destaca Alexandre, comentando que é sempre essencial manter as pessoas responsáveis pelo atendimento atualizadas e conhecendo toda linha de produtos, serviços e estrutura da empresa.
A pré-venda é a chamada para que os clientes procurem a empresa e vão em busca do produto que necessitam. “Quando o cliente procura a empresa, é a vez da equipe de vendas entrar em ação. Mostrar opções, facilidades, oferecer descontos e, se ainda assim o cliente não quiser levar nenhum item, pergunte ao cliente o que ele quer, vá atrás. Também é muito válido pedir um contato, pode ser de WhatsApp ou rede social e dizer que irá enviar opções quando produtos novos chegarem à loja e, destaco aqui, cumprir o que foi falado. Isso cria a fidelização do cliente na sua marca, o que é muito importante”, ressalta.
Assim, entra também o pós-venda, procurando acompanhar os clientes para saber se o atendimento foi satisfatório e não temer críticas, que podem ajudar a empresa a se tornar melhor. “Quem desprende tempo criticando está na verdade ajudando o empresário a aparar arestas. Tudo depende de como ele enxerga essa crítica e lida com ela. Pode ser um momento precioso de autoavaliação”, reforça.
Captando clientes pelo lado sensorial
A fidelização do cliente à empresa, segundo Alexandre, acontece também pela identificação do mesmo com a marca e pelo aspecto sensorial, onde entram as parcerias e as aberturas para negócios entre empresários.
“Há estabelecimentos comerciais que fazem parcerias entre si e fornecem produtos um dos outros. Por exemplo, se uma empresa X vende suco, porque não posso ter esse suco na minha loja como forma de agradar o cliente? Há empresas que investem em aromas próprios para seus ambientes, iluminação, texturas do local. São infinitas as possibilidades e experiências que ficarão na memória”, finaliza.