Criado há algumas semanas, o Comtur tem como objetivo fomentar o turismo local e trazer para a cidade mais verbas para serem investidas no setor
Instaurado há três semanas em Campo Largo, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) é uma iniciativa do Poder Público, regulamentado pela Lei Municipal nº 3342/2021, de 23 de agosto de 2021, e que além de fomentar o turismo local, criando projetos específicos para ele, ainda atende uma exigência do Ministério do Turismo, também terá controle de indicadores municipais deste setor, para que Campo Largo venha a ter acesso às verbas destinadas à fomentação do Turismo local.
“O Turismo é uma ferramenta importante para transformar a realidade e enxergamos um potencial bem significativo em Campo Largo dentro do Turismo de Aventura, especialmente durante a pandemia. As pessoas buscaram durante esse período encontrar locais seguros para conseguir sair um pouco da rotina e encontraram na cidade atividades diferenciadas e restaurantes com boa comida, que oferecem atividade para o dia todo, se não para todo o final de semana. Vimos isso acontecer especialmente em três locais, que foi a Colônia Mariana, Colônia Dom Pedro e Bateias”, descreve o secretário Christiano Puppi, responsável pela pasta de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Assuntos Interfederativos.
O Comtur não é formado apenas por representantes da Secretaria, mas também por cidadãos e empresários ligados ao setor.
Projetos do Comtur
Para que Campo Largo consiga ter boas avaliações e conquiste cada vez mais espaço e reconhecimento na área do Turismo, é preciso firmar alguns convênios e realizar projetos.
Segundo o próprio secretário, uma das primeiras ações foi firmar um convênio com a Agência de Desenvolvimento Turístico da Região Rotas do Pinhão – Curitiba e Região Metropolitana (ADETUR - Rotas do Pinhão), por meio da assinatura do Termo de Compromisso ao Programa de Regionalização do Turismo do Paraná. “Essa é uma organização que dá apoio às atividades e projetos ligados ao Turismo dentro da região, orientando e estimulando os associados para o desenvolvimento sustentável do turismo local e regional”, conta Christiano.
Conforme divulgação da Prefeitura de Campo Largo, as IGR´s (Instância de Governança Regional) compõem 15 regiões turísticas e, dos 29 municípios que fazem parte dos destinos turísticos, Campo Largo é o 13º município a aderir ao convênio.
Além disso, Christiano enfatiza para a necessidade de empresários do setor de Turismo realizarem o cadastro no Cadastur. “O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos é o nosso dever de casa. Ele está disponível no site da Prefeitura de Campo Largo e é para pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo se formalizarem. Este é um programa do Ministério do Turismo, mas que ajudará também o município a localizar esses empreendimentos locais voltados ao setor. Lembrando que a realização de atividades turísticas sem o cadastro pode gerar multas ao empreendedor”, orienta.
Quanto aos investimentos já desenvolvidos no setor de turismo, a cidade possui hoje novas placas de informação, que trazem mais segurança aos turistas que precisam transitar pelas ruas de Campo Largo, inclusive no interior. Em breve, projetos de portais para a Avenida da Louça e para as colônias no interior do município serão realizadas e instaladas.
Haverá ainda a criação de rotas na cidade, que contemplarão diversas atividades em regiões e separadas por interesse. “Quanto mais mostramos as possibilidades que Campo Largo tem no turismo, mais conseguimos fazer com que o turista amplie seu tempo de permanência e ocupe a nossa rede hoteleira, utilize nossos serviços, recomende para amigos e familiares. Isso gerará mais renda, mais economia para a nossa cidade”, diz.
Em Frente Campo Largo e o Comtur
“Dois projetos complementares, indissolúveis, eu diria”, explica Christiano quando questionado sobre a ligação entre o Comtur e o Em Frente Campo Largo. Com a primeira fase do projeto que visa a retomada econômica em Campo Largo no cenário pós-pandemia com o projeto de Natal, o Comtur tem sua largada em busca de fortalecer o turismo local, evidenciando as programações de fim de ano na cidade.
“O Turismo é parte estratégica de uma cidade, que engloba várias áreas, desde o comércio, eventos, até mesmo a parte hospitalar da nossa cidade. Hoje, assim como temos pessoas que vêm para Campo Largo para passeio, também há pessoas que estão em busca de tratamentos em um de nossos hospitais de referência e precisam encontrar uma boa estrutura para recebê-las, que elas tenham conforto diante das dificuldades. Essa é a nossa preocupação. Além disso, queremos fazer com que elas se sintam tão bem em nossa cidade, a ponto de fazer com que elas voltem um dia para passear, quando já recuperadas”, finaliza.