Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 08:16:21
Geral

Evitar compra de produtos de procedência duvidosa ajuda a combater furtos em cemitérios

Embora não seja uma situação recorrente, quando comparada a outros crimes, o furto de esquadrias de alumínios e itens de cobre é algo bastante delicado e que merece a atenção.

Evitar compra de produtos de procedência duvidosa ajuda a combater furtos em cemitérios

Embora não seja uma situação recorrente, quando comparada a outros crimes, o furto de esquadrias de alumínios e itens de cobre é algo bastante delicado e que merece a atenção, para ser combatido pela sociedade.

O comandante da Guarda Municipal de Campo Largo, Marcos Leitão, explica que esses em geral são cometidos por usuários de drogas, que furtam para alimentar o vício, ou mesmo por pessoas que trabalham com esses materiais e os comercializam por valores bem mais baixos do praticado no mercado. “Mesmo o método de prevenção é bastante delicado. Muitas vezes a Guarda Municipal fica duas ou três horas em rondas pelo cemitério, mas ao sair o crime acontece. O que podemos aconselhar é para que a população não deixe esse material de fácil acesso, ao colocar, que ele seja bem posicionado, instalado e dificulte ao máximo a sua retirada.”

Ele segue dizendo que outra saída é procurar outros materiais, que têm procura mais baixa pelos criminosos e por isso pode ser menos visado, como letreiros na pedra e uso de portas e janelas de metal. Os cemitérios onde acontecem mais situações como essa são o Municipal, Santo Ângelo e Cemitério Parque, justamente por estarem em regiões de mais fácil acesso.

Fique atento onde compra
“A população pode ajudar a combater o crime ao exigir durante a compra a apresentação da nota fiscal. Por meio dela é possível saber a procedência do material que está sendo utilizando no jazigo, por exemplo. Mesmo quando adquirido de empresas que fazem demolição, elas conseguem emitir a nota fiscal, pois são empresas regularizadas”, orienta.

Além disso, o comandante da Guarda Municipal ressalta para que a população denuncie situações como essas, tanto situações de furtos que aconteceram no cemitério, como pessoas em atitudes suspeitas e aqueles que estão vendendo essas peças que foram furtadas.

Recomendações para o Finados
“Tomem cuidado no próximo dia 02 ao frequentar os cemitérios no município. Verifiquem se o veículo de está bem trancado, para evitar roubos de veículos ou furtos no interior do mesmo. Também acontece situações de a pessoa esquecer onde estacionou, acionar a Guarda Municipal e depois de algumas horas encontrarmos o veículo em outra rua”, adverte o comandante.

Ele finaliza recomendando que a população evite dar dinheiro para pessoas em situação de rua e flanelinhas. “Se a pessoa se sentir intimidada de alguma forma, pode acionar a GM pelo telefone 153 ou aplicativo 153 Cidadão, que iremos atender prontamente”, conclui.