Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 08:34:05
Geral

Mais benefícios aos advogados e avanço para implantar Vara do Trabalho marcaram atual gestão da OAB local

Dra. Patricia Schmidt agora concorre ao cargo de Conselheira Suplente a nível estadual

Mais benefícios aos advogados e avanço para implantar Vara do Trabalho marcaram atual gestão da OAB local

Já foi aprovado pelo Tribunal Regional do Trabalho a instalação de uma Vara do Trabalho em Campo Largo, o que vai garantir mais agilidade nos processos. Até então Campo Largo tem apenas um Posto Avançado da Justiça do Trabalho, com estrutura mais compacta e sem um juiz titular. Uma luta antiga dos advogados campo-larguenses e na atual gestão da OAB Subseção Campo Largo fizeram um estudo para argumentar a necessidade e um remanejamento das Varas do Trabalho na região.

Dra. Patricia, atual presidente da OAB Subseção Campo Largo, alegra-se em dizer que essa foi uma grande conquista do seu mandato, que termina neste ano. Ela explica que a cidade tem empresas de grande porte e uma alta demanda trabalhista. Com auxílio importante do desembargador Sergio Murilo Rodrigues Lemos, presidente do TRT da 9ª Região, conseguiram avançar neste antigo pedido para a cidade.

O avanço foi possível porque não foi pedido a instalação de uma nova Vara, o que acarreta em muito custo ao Judiciário e o argumento para negar era sempre dotação orçamentária. Assim, foi solicitado um remanejamento das Varas a nível estadual, com levantamento da demanda em outras cidades e real necessidade. Foram constatadas cidades com menos processos que Campo Largo, Balsa Nova e Campo Magro e que tinham uma Vara. Patricia explica que a estrutura de Vara é com uma equipe muito maior e com juiz titular. O processo agora parou porque Araucária pediu justificativa da mudança, considerando que a estrutura a ser remanejada será de lá.

Ela detalha que tinha sido autorizada uma revitalização da sala da OAB no Posto, mas devido a esse avanço a reforma não será feita, já que é grande a possibilidade de instalação em outro local. “Acredito que definitivamente Campo Largo terá uma Vara do Trabalho”, comemora.

Nestes três anos em que esteve frente à OAB local, Patricia diz que foi muito importante o apoio que teve de sua diretoria, conselheiros e comissão. “Não é um trabalho só meu. Tive uma diretoria bem atuante, muitas pessoas que me ajudaram. Consegui descentralizar a gestão”, declara.
Agora, ela está concorrendo ao cargo de Conselheira Suplente no Conselho Estadual da OAB Paraná. Sente-se lisonjeada porque explica que Campo Largo divide esta vaga com Araucária em caráter de rotatividade e no próximo mandato é a vez daquele município. Mas Patricia recebeu o convite para também concorrer ao cargo.

Benefícios e qualificação
Segundo ela, com a Caixa de Assistência dos Advogados, essa foi a gestão que mais firmou convênios em benefício dos advogados, voltado à saúde e bem-estar. Benefícios pelas campanhas que a Caixa instituiu como pela quantidade expressiva de parcerias com o comércio campo-larguense. Foram mais de 30 empresas, como academias, salão de beleza, clínica de saúde, restaurantes, lojas, farmácias e escolas.

Um dos marcos desta gestão é o incentivo à qualificação profissional. Foram realizados cerca de 15 cursos de formação jurídica, voltado ao Direito Tributário, usucapião, entre outros. Desde o início da pandemia, cursos online com custo muito baixo, subsidiado aos advogados.

Pandemia e eventos
“Atravessei a época mais difícil que se poderia ter. Muitas dificuldades e processo de descoberta na pandemia, de que rumo seria tomado em tudo”, lamentou a presidente. Ela conta que muitos eventos foram realizados online, mas que não tinham a mesma adesão e repercussão dos presenciais.  “Insegurança e impossibilidade de fazer mais devido à pandemia. Para uma entidade em que o contato presencial sempre foi muito próximo, foi um grande desafio. Tivemos que nos reinventar para atender os anseios dos advogados. Dentro do que era possível dei o meu melhor e com apoio de muitas pessoas”, completa.

Ela afirma que o primeiro ano de sua gestão foi de muitas realizações, chegando a realizar mais de 20 eventos que abrangeu 4 mil participações. Foram eventos jurídicos, festivos, sociais com campanha de arrecadação para doações e de cunho social que é muito importante para a OAB.
Foi percebido uma grande participação dos advogados mais jovens nas comissões temáticas e ações da OAB, por isso passou a ser trabalhada uma maior integração entre eles. Buscaram inovar em muitos pontos, fizeram site da Subseção, instituíram comunicações oficiais via WhatsApp e fortaleceram comunicação online.

Gestão
Dra. Patricia diz que buscou uma gestão participativa e acolhedora, com todos sempre à disposição. Ressalta que na Câmara de Ética e Disciplina tiveram muitos processos disciplinares em andamento, o que demandou muito trabalho. Tudo era feito aqui para então ir a julgamento no tribunal em Curitiba. “Demos celeridade aos processos e trabalhamos de forma impessoal para dar o andamento que a sociedade e os advogados esperavam. Agilidade e legalidade sempre foram o foco”, frisa.

Buscaram redução de gastos e com isso conseguiram mobiliar todo o hall de entrada da OAB, com criação de uma galeria de ex-presidentes revitalizada. A presidente também destaca a importante parceria com o Conselho de Segurança - Conseg, com importantes mudanças na Delegacia e trabalho do Depen, como também a doação de aparelhos para o parlatório virtual da Delegacia com recursos próprios da OAB.

Com grande quantidade de reclamações devido à ausência de atendimento de juízes, pelo trabalho remoto, a OAB Campo Largo, em parceria com a OAB Paraná, buscou facilitar a aproximação do advogado com o Judiciário.