Novas regras, como paridade de gênero e cota racial passaram a valer a partir deste ano para composição das chapas
Nesta terça-feira (26) encerrou o prazo para registro das chapas interessadas a participarem da próxima eleição da OAB Paraná Subseção Campo Largo, a qual será realizada no dia 25 de novembro, das 9h às 17h. Foram duas chapas registradas, cada uma é composta de 23 membros, sendo cinco para a diretoria, dez conselheiros titulares e oito suplentes.
A atual presidente da OAB em Campo Largo, Dra. Patricia Schmidt, explica que a partir desta eleição, a nível nacional, é preciso que a chapa respeite paridade de gênero, sendo candidatos 50% homens e 50% mulheres, como também atenda a cota racial de 30%. Quanto à exigência dos representantes da cor negra ou parda, ela explica que apenas 33 advogados de Campo Largo se declararam dentro desta cota e que foi anunciado para que participassem, mas a maioria não manifestou interesse, o que justificou o não cumprimento desta cota na cidade.
Uma mudança importante que acontece neste ano é a votação online, por meio do site da OAB Paraná. Trata-se de um projeto piloto que está válido para o Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Mato Grosso. Dra. Patricia acrescenta que a OAB vai disponibilizar computadores e Internet para votação no caso de algum advogado não conseguir fazer em casa ou no escritório, então também é possível ir à Subseção para votar.
Na última eleição os votos foram com urna eletrônica. A segurança da eleição online é garantida por votos criptografados, que impossibilitam a adulteração, além de permitir a verificabilidade individual pelo eleitor e universal por auditoria externa.
Atualmente estão registrados 563 advogados em Campo Largo. A presidente lembra que o voto é obrigatório, sob pena de pagamento de multa de 20% do valor da anuidade se não justificada. Para votar, é preciso estar com as anuidades em dia, não pode ser inadimplente.
XI de Agosto
Essa chapa tem como candidato a presidente o advogado Marlon Cordeiro, graduado em Direito, especializado em Direito Criminal e com mestrado em Psicologia Forense. Atua há 13 anos na área, é professor há 15 anos e coordenador de curso de Direito há 9 anos, estando atualmente na Uni Santa Cruz, em Curitiba. Tem o Título de Cidadão Honorário de Campo Largo devido ao seu trabalho prestado.
Dr. Marlon diz entender a demanda na cidade e por isso se colocou como candidato. Sua chapa tem muitas propostas, mas diz que a linha principal é ter uma gestão participativa, abranger todos os advogados e contando com o trabalho em equipe. “Precisamos ter diversidade, pontos de vista diferentes para poder atender todos e valorizar a classe”, frisa, comentando que é preciso resgatar valores profissionais e pessoais, como também acabar com essa sensação de isolamento deixada pela pandemia.
Diz ter como princípio de trabalho a formação continuada e propõe foco nisso para aperfeiçoar a classe cada vez mais, como também estimular a questão da saúde pessoal, para que o advogado tenha seu momento e também autovalorização, além de postura ética para respeitarem e serem respeitados.
Acredita no planejamento, cobrança, fiscalização das políticas, por isso quer se fazer presente na Prefeitura, Judiciário e Conselho da Comunidade. “Queremos estar fiscalizando e auxiliando. Sempre buscar inovação para a cidade, buscar mais postos de atendimento, realizar mutirões de conciliação para diminuir demandas pelo não conflito. Evitar a advocacia conflitiva e partir para ideia da conciliação, para auxiliar o Judiciário”, completa.
A candidata a vice-presidente é a advogada Simone Cabral Castagnoli. A diretoria desta chapa é composta pela candidata a secretária-geral Gisele Souza da Gama de Albuquerque, secretário geral Rômulo Rodrigo Leuçz e tesoureira Regiane Denise Borges. Para Conselheiros Titulares os advogados: Katia Lanusa Wiezzer, Fábio Roberto Portella, Marco Aurélio Souza Vilseki, Suelen Paola Nicolat Ribeiro do Vale, Leo Aparecido de Souza Neris, Jaime Caldart, Monica Manera Busmayer e Camila Turesso Veronez. Para conselheiros suplentes: Roberto de Paula, Marcos Silva Oliveira, Luiz Henrique Heuczuk, Carlos Alberto De Brito Junior, Jessica Carolina Hein, Rayssa Vidal Vana, Renan Mordezim, Paula Giovanna Rossoni, Marivone da Silva Joaquim Oliveira e Jhulyelli Castro Bueno.
XI de Agosto Novos Rumos
O advogado Heitor Otavio de Jesus Lopes é o candidato a presidente desta chapa. Formado desde 1993, ele foi o primeiro advogado do Conselho Tutelar de Campo Largo. Atuou como juiz leigo dos Juizados Especiais em Campo Largo, foi diretor jurídico da Cocel por oito anos e atua na advocacia empresarial - Direito Cível, Direito Trabalhista, Direito Comercial – e também atua na área de Família.
Dr. Heitor e sua chapa buscam maior representatividade da Subseção perante os Fóruns, juízes e promotores. “Hoje a subseção depende da seccional praticamente em tudo”, comenta, explicando que quando o advogado quer falar com o Tribunal envolvendo Fórum daqui tem que se dirigir à Seccional antes. “Quero restabelecer a autonomia da Subseção para resolver os assuntos locais. Também uma representatividade forte dos advogados perante os juízes, promotores e serventuários, porque hoje o advogado não tem o devido atendimento conforme o Estatuto da Ordem”, acrescenta.
As propostas foram elaboradas com base em conversas e pedidos dos advogados locais. Entre elas está reequipar a sede com mais salas de atendimento para advogados fazerem trabalho dentro da Subseção, como também criação de uma sala em Campo Magro, município que faz parte da Subseção de Campo Largo. Além disso, quer trazer palestras e debates a nível de especialização dos advogados, entre outras propostas.
A candidata a vice-presidente é a advogada Karolline Guzzoni Reinaldin. Mario Luiz Andreassa é candidato a secretário-geral, Paula Fabiani Botelho a secretária-geral Adjunto e Edenise de Jesus Bertogy Lucietti a tesoureira. São candidatos a conselheiros titulares: Antonio Carlos dos Santos, Osmar Andrade Zotto, Rodrigo da Rocha Stremel Torres, Cassiane Costa, Amanda Bosa, Sarah Slongo Fabris Karan, Ivone Cleuza Ferreira e Cleverson de Oliveira. A Conselheiro Suplente são candidatos: Igor Fernando Ruthes, Valter Luiz de Almeida Júnior, Daiane Campanharo Stdrezk, Juarez da Silva, Rafaela Bubniak, Cássia Mariane Dias, Ednilson Jose de Souza, Vanusa Lucidio Martins, Rodrigo Alexandre Ramos de Souza e Isamara Machado Vaz Castilho.