Foi realizada no início da noite desta quarta-feira (27) uma sessão especial e solene na Câmara Municipal de Campo Largo, na qual aconteceu a entrega de títulos e honrarias a 14 pessoas homenageadas.
Foi realizada no início da noite desta quarta-feira (27) uma sessão especial e solene na Câmara Municipal de Campo Largo, na qual aconteceu a entrega de títulos e honrarias a 14 pessoas homenageadas. A entrega dos títulos e honrarias é uma forma de reconhecimento pelos serviços prestados por aquela pessoa à sociedade campo-larguense.
“Todos os homenageados foram votados com unanimidade. Para mim, como presidente desta Casa, tenho uma honra muito grande de receber a todos aqui com essa homenagem. É muito gratificante receber a todos que muito fizeram pelo município de Campo Largo”, disse o presidente da Câmara, Pedrinho Barausse.
“Estamos aqui homenageando hoje grandes pessoas, que estão fazendo grandes trabalhos, cada um em seu setor, pelo povo campo-larguense. Estou aqui representando hoje os 150 mil campo-larguenses, que gostariam de estar presentes para homenageá-los. Sei que alguns de vocês não nasceram em Campo Largo, mas são campo-larguenses de coração e a nossa cidade é outra com a ajuda de vocês”, declarou o prefeito Maurício Rivabem.
Honrarias
Requerida pelo vereador Luiz Servinski, foram reconhecidos os atletas que representam Campo Largo no Campeonato Paranaense de Kickboxing, representado pelo técnico Alisson Lyoto. Os atletas representarão o Paraná no Campeonato Brasileiro de Kickboxing e o Brasil no Campeonato Sulamericano de Kickboxing, que acontecerá em dezembro de 2021.
Requerida pelo vereador Sargento Leandro Chrestani, foram reconhecidos os policiais militares do 17º Batalhão de Polícia, lotados na 3ª Cia, representados pelo Capitão André Luiz Seniski. Também requerida pelo vereador, foram reconhecidos os servidores da Assistência Social do Município, representados pela servidora Lisandra Marta Lencin, do CRAS-Ferraria.
Ainda, requerida pelo vereador Sargento Chrestani, foram homenageados os profissionais da Enfermagem, sendo representados pelas profissionais Daiane dos Santos – Hospital do Rocio -, Daniele de Freitas – do Hospital São Lucas – e Ana Lúcia do Vale – servidora pública municipal. Os servidores da Guarda Municipal, sendo representados pelo comandante Marcos Leitão, também foram lembrados pelos serviços prestados à sociedade em requerimento da honraria pelo vereador Chrestani. Os policiais militares do Proerd, programa de combate às drogas e violência e Patrulha Escolar Comunitária, da Polícia Militar do Paraná, Eliane dos Santos Fernandes, Luiz Cavalli Bueno e Rodrigo Serafim, também receberam das mãos do vereador a homenagem.
Honra ao Mérito Odila Portugal Castagnoli
A entrega da Honra ao Mérito Odila Portugal Castagnoli foi requerida pelo vereador Genésio da Vital ao maéstro Odair Portugal, concedida mediante decreto legislativo da Câmara Municipal, tendo em vista a valorosa atribuição sociocultural do agraciado ao município.
“Em 1968, Odair que já era músico e tocava com seu irmão algumas ‘modas’, foi motivado pelos campo-larguenses Altevir Kaseker, Divaldo Vaz da Silva, empresários do ramo de transportes e armazéns, que sempre foram apreciadores da boa música. Propuseram comprar instrumentos para que Odair pudesse montar uma banda e assim o fez. Unindo a sua paixão musical e experiência e amizades sólidas, para surgir a banda ‘Os Gatos’. Durante a trajetória precisou dar uma pausa na sua carreira, mas o lado artístico falou mais alto, principalmente com incentivo da esposa Roseli ele voltou aos palcos junto com a mesma formação da década de 1970, com música voltada às pessoas mais carentes. A banda, além de levar música, levava alegria e contribuiu para dar melhor qualidade de vida às pessoas necessitadas. As instituições que contratam a banda atualmente recebem como forma de pagamento mantimentos para aqueles que mais precisam”, foi lido o resumo da história durante a sessão.
Títulos de Cidadão Honorário
Requerido pelo vereador Sargento Leandro Chrestani, a Casa concedeu o título de cidadã honorária à Ávila Maria Garrett. Natural de São Luiz do Purunã, Ávila vive em Campo Largo desde 1979. Formou-se no Magistério, graduou-se em Pedagogia e é especialista em Neurociência e Gestão Pública Municipal. Atuou como professora e diretora por 30 anos, participou da criação do Sindicato do Magistério e auxiliou na criação da Associação dos Artesãos, Pequenos Produtores e Empreendedores de Turismo de Balsa Nova. Atua como coordenadora da Pastoral da Criança, onde participa há 13 anos. É membro do Conselho Estadual da Saúde, faz parte das Comissões de Saúde Mental e da Mulher do Paraná. É presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Campo Largo, entre outras atribuições.
Requerido pelo vereador Márcio Beraldo, a Casa concedeu o título de cidadão honorário ao Célio Vigilato, radialista e jornalista. Em 1975, após a geada negra que atingiu o Norte do Paraná, que a família Vigilato se viu obrigada a vir para a cidade buscar novas oportunidades. Ao ingressar na Guarda Mirim, Célio teve seu primeiro emprego formal, como entregador em um supermercado. Uma das entregas foi na casa da proprietária da Rádio Novo Horizonte, que ofereceu a ele uma oportunidade melhor. Em pouco tempo, Célio dominou a técnica de operação de áudio e se tornou um dos principais sonoplastas da emissora. Começou a fazer locuções e conquistou seu espaço aos domingos. Aos 14 anos recebeu o convite para ir para Sorocaba em São Paulo, para trabalhar em uma emissora FM, onde não se adaptou e retornou para Japira – PR. Aos 17 anos decidiu vir para Curitiba, porque queria servir ao Exército Brasileiro. Precisou ir à Rádio Clube Paranaense comprar três livros a pedido de um amigo, quando conheceu o chefe de operações de áudio, que propôs emprego já para o dia seguinte. Ele aceitou e trabalhou com grandes nomes do rádio paranaense.
Em 1990 aceitou um convite para trabalhar e morar em Campo Largo. Em 2004 trabalhou na Rádio Onda Livre, hoje Rádio Onda, em que atingiu altos índices de audiência. Foi contratado em seguida pela Folha de Campo Largo e o jornal A Notícia, em 2007. Em 2012, saiu da Onda Livre e começou a trabalhar na Rádio Ágape, onde permaneceu até abril de 2021, quando retornou à Onda.
À Folha de Campo Largo, Célio Vigilato declarou: “Esse é um momento muito especial, passei o dia pensando em tudo que aconteceu na minha vida por todos esses 31 anos de Campo Largo. A profissão, os muitos amigos aqui conquistado, a família aqui constituída com as bênçãos de Deus, esposa Delma e os filhos Nikolas e Jhonatan. Este é o reconhecimento de ter sempre procurado fazer a coisa certa, ficando a partir de agora com a responsabilidade de fazer sempre mais. O momento da homenagem, com certeza agradecer o carinho do vereador Márcio Beraldo, que proporcionou neste momento, emoção e orgulho, principalmente para meus pais Rita e Antônio Vigilato, que estavam presentes”.
Moção
Carlise Kwiatkowski, presidente do Provopar Estadual foi homenageada durante a sessão solene. A moção foi requerida pelo presidente da Casa Pedrinho Barausse e pelo vereador Dr. João Freita.
“Homenageamos aqui a senhora Carlise Kwiatkowski, conhecida como a Carlise do Provopar, organização não governamental, privada e sem fins lucrativos. Está à frente do Provopar do Estado desde 2011. Carlise tornou-se figura pública reconhecida pela sua dedicação e envolvimento com as questões sociais, especialmente relacionados à promoção e valorização do ser humano. Nascida em Cascavel, em busca de sonhos, em Curitiba, iniciou na Ação Social. Sua trajetória passa por cargos confiados em organizações e institutos voltados à promoção e desenvolvimento social. Na presidência do Provopar, coloca em prática as habilidades em gestão pública, priorizando o atendimento e o bem-estar das pessoas em situações de risco e vulnerabilidade social, em vários municípios paranaenses, inclusive Campo Largo”, foi lido durante a sessão.
Autoridades presentes
Estiveram presentes, além dos vereadores que compõem a Casa Legislativa campo-larguense, o prefeito Maurício Rivabem, o prefeito de Balsa Nova, Marcos Zanetti. Entre os representantes da Polícia Civil estiveram presentes o delegado Dr. Haroldo Davidson e o superintendente da Polícia Civil Regional, Clóvis Pinheiro. Representando a Polícia Militar do Paraná estiveram presentes os Coronéis Gilberto, Hélio e Puchetti, o Major Alves e o Capitão André Seniski. Quem representou a Guarda Municipal de Campo Largo foi o seu comandante, Marcos Leitão.
Vermelho, Representante do deputado federal Luciano Ducci, também foi enviado para acompanhar a sessão. Jamil Albuquerque, presidente da Fundação Napoleon Hill, também esteve presente.