Desde o último final de semana, leitores da Folha procuraram a redação para questionar sobre uma possível "invasão" e acampamento de ciganos que está acontecendo no Parque do Mate, em Campo Largo.<
Desde o último final de semana, leitores da Folha procuraram a redação para questionar sobre uma possível "invasão" e acampamento de ciganos que está acontecendo no Parque do Mate, em Campo Largo. A Folha procurou a Prefeitura de Campo Largo que esclareceu o fato.
De acordo com a mesma, não há invasão. O acampamento dos ciganos está no local "com anuência do Governo do Estado do Paraná, com a secretaria encarregada dos Direitos Humanos, com a Dra. Ângela Mendonça, ciência do Secretário Ney Leprevost, ciência do Departamento de Patrimônio de Estado, que foi quem permitiu que no momento da chuva de granizo, que destruiu o acampamento dos ciganos, eles ficassem lá".
Ainda de acordo com a nota, no momento do ocorrido, "como o acampamento era muito grande, o Estado permitiu. Passados alguns dias algumas famílias já conseguiram buscar outro local e foram embora, mas tudo com a anuência do estado do Paraná que é detentor legal da área".
O pronunciamento da Prefeitura de Campo Largo finaliza explicando que o órgão "é responsável por fiscalizar e evitar qualquer tipo de dano ao patrimônio público, mas o acampamento está seguindo todas as regras e não está causando dano. Foi garantido, pelo Estado, estabilidade e dignidade para eles se sentirem seguros depois da chuva. Eles têm um dia certo para saírem de lá, mas agora essa é a situação atual, tem 5 famílias e todas estão recebendo atendimento da Assistência Social".
Termo de Cessão expirado
Em 2017, o Governo do Paraná assinou um termo o qual cedia ao município a responsabilidade pela gestão do Parque do Mate. O documento era o Termo de Cessão de Uso, exclusivamente para o desenvolvimento de atividades culturais e turísticas, porém, como não há o acesso na rodovia para o parque, nada pode ser feito nesse período, apesar de todos os esforços do município, esclarece a Prefeitura. O termo de Cessão de Uso findou e não foi renovado.