Foram divulgadas pela Prefeitura de Campo Largo as ações a serem realizadas em comemoração à Independência do Brasil, celebrada no próximo dia 07 de setembro.
Foram divulgadas pela Prefeitura de Campo Largo as ações a serem realizadas em comemoração à Independência do Brasil, celebrada no próximo dia 07 de setembro. Conforme publicação, o município terá ações em dois dias para homenagear a Pátria.
Já no dia 01 de setembro, na Praça João Antônio da Costa, popularmente conhecida como Praça do Sagrada Família, a partir das 10 horas acontecerá o lançamento da regravação do Hino de Campo Largo, declamação de poesia e relato sobre os trabalhos desenvolvidos nas escolas sobre o tema. Neste dia haverá ainda um pronunciamento do prefeito Maurício Rivabem e do presidente da Câmara Municipal, Pedro Barausse. No dia 02 de setembro a ação acontecerá no Centro Administrativo da Prefeitura.
No dia 07 de Setembro, a ação acontecerá online, a partir das 10h, nas redes sociais da Prefeitura de Campo Largo.
Educação com ações programadas
Neste ano, com a impossibilidade da realização do desfile da Independência, o qual tem grande adesão das escolas municipais, foi feito um projeto diferente, envolvendo as disciplinas de Arte e Educação Física.
“Dentro destes trabalhos nós trouxemos o tema da Independência e também o aniversário de Emancipação Política de Campo Largo, que completou 150 anos. As professoras de Arte ficaram incumbidas de pedir para que as crianças enviassem para as escolas uma foto com a família, em um ponto turístico da cidade, preferencialmente próximo da sua residência ou da escola. Com essas fotos, as instituições elaboraram um álbum, chamado de Álbum da Família Campo-larguense”, conta Taísa Jochinsein, coordenadora de Educação Física da SME e que elaborou o projeto junto com a coordenadora de Arte da SME, Camila Nepomuceno.
Ela segue explicando que cada instituição enviou para a Secretaria de Educação uma ou duas fotos para formar um álbum do Município, onde terá fotos de todas as instituições municipais.
Na disciplina de Educação Física também foi colocado para que as professoras trabalhassem a temática da Independência, contextualizando com diferentes realidades e trabalhando o tema de maneira mais interdisciplinar, trazendo atividade mais corporal, dramática, tendo mais liberdade para elaboração da proposta, mas necessitando realizar um registro em vídeo.
Assim como o álbum, também será elaborado um vídeo maior, com fragmentos das atividades das instituições, para divulgação posterior nas redes sociais.
“Nós conseguimos contemplar tanto o aspecto mais histórico da cidade, como também a temática do 7 de Setembro, trabalhando de maneira mais contextualizada. O que temos percebido, principalmente nas fotos, muitas vezes são pontos turísticos que não são conhecidos da população e eles fazem referência à história daquele bairro. As atividades de Educação Física também têm sido muito criativas e feitas com muito capricho. É um projeto muito bonito”, finaliza Taísa.