Sabado às 20 de Abril de 2024 às 02:48:03
EM CAMPO LARGO 10º | 23º
Política

Sessão da Câmara Municipal se mantém às 15 horas

Projeto para alterar sessão para as 18 horas foi rejeitado.

Sessão da Câmara Municipal se mantém às 15 horas

Esta segunda-feira (23) foi a primeira sessão na Câmara dos Vereadores de Campo Largo após a votação do horário das sessões ordinárias na Casa, a qual aconteceu no último dia 16. Há tempos muitos campo-larguenses questionam o horário das 15 horas para a realização das mesmas e solicitam que seja realizado em um período que seja mais fácil de ter a participação popular.

O projeto de resolução 05/2021 dos vereadores André Gabardo, Sargento Chrestani, João D’Água e Dr. João Freita, cuja súmula era para alterar artigo 86 do regime interno da Câmara Municipal, foi rejeitado. Os demais seis vereadores foram contrários à mudança, por acreditar que o horário em que as sessões são realizadas não prejudicam, já que são transmitidas ao vivo nas redes sociais e ficam disponíveis para serem vistas depois e também porque quando era realizada à noite poucas pessoas estavam presentes além dos vereadores e assessores.

Na justificativa do projeto, explica-se que pretendiam acolher o anseio da população pela mudança do horário das sessões para possibilitar aos campo-larguenses uma participação democrática e efetiva à Câmara de Vereadores. Levam em consideração o horário comercial das 8h às 18h, que impede a participação durante as sessões. Assim a alteração seria para realizar a sessão às 18 horas.

Na sessão da votação, o vereador Alexandre Guimarães foi o único a pedir a palavra. Disse que gerou polêmica o assunto, mas que “a votação não tem que ser polêmica, tem que ser bem tranquila, o processo é democrático”. Comentou que respeita a opinião dos demais vereadores, mas acha que não é o horário que vai mudar a qualidade do trabalho realizado. Acrescentou, ainda, que os vereadores estão diariamente em contato com a comunidade exercendo a função para a qual foram eleitos, representando a população nos seus anseios. “Hoje existem meios para a população se informar sobre o trabalho dos vereadores”, completou.