Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 12:12:49
Geral

Nuvem Cumulonimbus causou forte temporal de granizo em Campo Largo

O site MetSul divulgou na tarde desta segunda-feira (16), que a presença de nuvens do tipo Cb, as Cumulonimbus, nuvens com formação vertical, foram as responsáveis pela formação dos temporais em Campo Largo<

Nuvem Cumulonimbus causou forte temporal de granizo em Campo Largo

O site MetSul divulgou na tarde desta segunda-feira (16), que a presença de nuvens do tipo Cb, as Cumulonimbus, nuvens com formação vertical, foram as responsáveis pela formação dos temporais em Campo Largo.

Segundo o site, agosto é, tradicionalmente, um mês com aumento de incidência de granizo na Região Sul em consequência do maior encontro de massas de ar quente e frio. “Foi o que determinou a tempestade de granizo no Paraná. Imagens de radar mostravam muita instabilidade no Leste paranaense no começo desta segunda-feira e havia a presença de nuvens do tipo Cb, as Cumulonimbus, que provocam temporais”, diz o texto.

A MetSul havia alertado para o risco de granizo no Leste de Santa Catarina e do Paraná a partir do avanço de ar mais quente, que ingressa pelo Oeste dos dois estados e resultará em temperatura muito elevada entre a metade e o final desta semana com calor de verão no Sul do Brasil.

O forte temporal de granizo em Campo Largo desencadeou uma rápida operação tanto do Corpo de Bombeiros como da Defesa Civil para atender a população. As autoridades do município confirmaram que houve danos em consequência do temporal de granizo com o registro de casas e prédios destelhados e alagados.

Os danos se deram no centro da cidade e nos bairros. A localidade teve milhares de casas danificadas durante um forte temporal de granizo em outubro de 2014. Muitas coberturas de residência de casas e prédios foram perfuradas pelas pedras de gelo no temporal desta manhã, mas os danos, apesar de graves, não se equiparam ao temporal de sete anos atrás.