Segundo a Prefeitura de Campo Largo, as regiões mais atingidas são São Caetano, Bela Vista, Itaqui, Campina, Jardim Serrinha, Morro do Itaqui (grande estrago)
Campo-larguenses foram surpreendidos com a intensa chuva acompanhada de granizo na manhã desta segunda-feira (16), que atingiu toda a região central da cidade, bairros e também Bateias. Ainda não há informações oficiais de quantas famílias foram prejudicadas pela intensa tempestade, mas o Corpo de Bombeiros registrou inúmeros chamados pela manhã.
Segundo a Prefeitura de Campo Largo, as regiões mais atingidas foram São Caetano, Bela Vista, Itaqui, Campina, Jardim Serrinha, Morro do Itaqui (grande estrago) e informam que toda a equipe da Prefeitura, junto à Guarda Municipal, está oferecendo apoio e suporte aos indígenas e ciganos que estão instalados no município.
A chuva torrencial acompanhada de granizo começou próximo das 8h40 e em poucos minutos cobriu ruas, estacionamentos, calçadas, gramados e atingiu pessoas que estavam caminhando. Pedras de tamanhos variados foram registradas pela cidade, desde pequenas, até maiores, com tamanhos próximos a bolinhas de ping pong.
Como caíram em grande quantidade, as pedras acabaram também causando entupimento em calhas, ralos e bueiros, o que levou ao acúmulo de água e grande prejuízo em residências, empresas e na Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade.
Auxílio
O Corpo de Bombeiros Campo Largo - 7º GB está montando um Sistema de Comando em Incidentes, para o grande número de ocorrências que entraram devido à chuva de granizo, que afetou Campo Largo e Bateias. Nesse momento no Quartel, está acionada a Defesa Civil para um plano de contingência e plano de chamada, onde está acontecendo a distribuição de lonas, mediante o cadastro com nome, RG e endereço.
O Corpo de Bombeiros informa que foram inúmeras ocorrências registradas nesta manhã e que dentro das possibilidades estão sendo atendidos. Foram acionados profissionais que não estariam em serviço (em folga) para suprir os atendimentos.
Queda de energia elétrica
À Folha de Campo Largo, a Cocel informou que a interrupção do fornecimento de energia aconteceu próximo das 8h45 desta segunda-feira (16), durante forte temporal com granizo, para aproximadamente 23 mil unidades consumidoras em Campo Largo. As equipes da Cocel prontamente realizaram as manutenções necessárias e a energia foi restabelecida em seguida. No momento há o registro de apenas alguns casos isolados de interrupções, que já estão sendo atendidas pela Cocel.
Infeliz recordação
Muitos campo-larguenses relembraram da última grande chuva de granizo que atingiu a cidade, no dia 17 de outubro de 2014, que deixou milhares de famílias com grande prejuízo na cidade.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, Campo Largo segue em Alerta Amarelo para tempestades até o final da manhã. “Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, diz o alerta.
A previsão do tempo para Campo Largo inclui céu nublado com chuva e tempo firme à noite, com temperatura mínima de 13°C e máxima de 20°C.
Em caso de emergência acione:
Defesa Civil Campo Largo
Guarda Municipal Campo Largo
Em casos de emergência, ligue para: 153 ou (41) 3393-5670.
Mensagens WhatsApp: (41) 99793-0077
Confira algumas fotos enviadas por leitores: