Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 10:40:52
Geral

Atletas de fim de semana devem ficar atentos à intensidade do exercício físico

Acompanhamento de um profissional é essencial para evitar a sobrecarga sistema cardíaco e respiratório e problemas nas articulações, porém é uma boa estratégia para iniciantes que est&atil

Atletas de fim de semana devem ficar atentos à intensidade do exercício físico
Com dias cada vez mais ocupados, muitas pessoas carecem de tempo para praticar algum exercício físico, embora eles sejam essenciais para uma boa saúde. A saída é praticar durante os finais de semana e feriados. Mas, seria essa uma boa estratégia?
 
“Para um indivíduo que não pratica ou nunca praticou exercícios físicos regularmente, qualquer estímulo é válido. Portanto, treinar uma vez por semana é uma ótima estratégia, principalmente para pessoas que relutam em praticar exercícios físicos, pessoas sedentárias ou com limitações e/ou problemas de saúde. Pode-se começar com uma vez e depois ir aumentando a frequência, conforme a melhora no condicionamento físico”, explica Fabio Augusto Bora, personal trainer. 
Ele segue dizendo que muitas pessoas deixam de praticar exercícios físicos por ainda acreditar que precisam passar longas horas dentro das academias, porém, é “perfeitamente possível um treino curto, de 30 minutos por exemplo, gerar grandes mudanças e resultado, além de conseguir tranquilamente ser encaixado na rotina diária”.
 
Para quem está começando, o indicado são os exercícios de intensidade leve a moderada, como por exemplo, uma caminhada ou um passeio de bicicleta. “Na grande maioria das vezes, os ‘atletas de fim de semana’ realizam muito pouco ou nenhum exercício físico durante a semana em si e querem compensar no fim de semana com atividades muito intensas, mesmo não estando aptos para tal. E isso é um risco enorme para a saúde, sobrecarregando o sistema cardíaco e respiratório. Os exercícios físicos devem ter sua intensidade aumentada gradualmente”, orienta.
 
Porém, antes de iniciar uma atividade física é sempre importante ter o acompanhamento de um profissional da Educação Física. “Muitas pessoas acabam se baseando em treinos genéricos encontrados facilmente na internet para realizar suas atividades e isso é altamente prejudicial, pois não é levada em conta a individualidade da pessoa. Portanto, podem ocorrer lesões musculares e articulares, muitas vezes de uma maneira séria. Por isso, sempre busque a orientação de um profissional de Educação Física para realizar exercícios físicos com planejamento adequado”, recomenda.
 
O acompanhamento médico e a realização periódica de exames, para que sejam descartados quaisquer problemas venham interferir ou impossibilitar a realização de exercícios físicos também é indicada pelo personal trainer.