Com a chegada das assistentes virtuais (Google, Alexa e Siri) a integração dos dispositivos ficou ainda mais simples e funcional, aliado à facilidade de diversos eletrodomésticos que já estão sendo vendidos
Já foi a época em que apenas casas de luxo eram automatizadas. Atualmente a automação se tornou muito acessível e já se pode automatizar circuitos de iluminação com menos de R$ 100. Com a chegada das assistentes virtuais (Google, Alexa e Siri) a integração dos dispositivos ficou ainda mais simples e funcional, aliado à facilidade de diversos eletrodomésticos que já estão sendo vendidos com conexão para automação.
O engenheiro eletricista Vinícius Eduardo Spack trabalha com automação industrial e residencial e explica que hoje a automação passou a ser Smart, ou casa inteligente. “As tarefas que deveriam ser executadas pelo morador agora são automatizadas, como por exemplo abrir as cortinas todos os dias ao amanhecer. A casa sabe o horário do nascer do sol e começa a abrir as cortinas”, detalha.
Questionado sobre o que pode ser automatizado, ele diz que até mesmo a pipoqueira entra na lista, desde que ofereça mais conforto e facilidade a quem vai utilizá-la. “Podemos automatizar qualquer equipamento. É mais comum automatizar ambientes inteiros, como em uma sala de estar as cortinas e a iluminação, ar condicionado e sistema de som. Quando você for receber uma visita você pede à sua assistente virtual: ‘Alexa, preparar a sala para o jantar’. Ela vai fechar as cortinas, reduzir a iluminação, dar o play na sua playlist favorita e climatizar a sala”, esclarece.
Segundo Vinícius, o mais legal é automatizar a casa toda. Com controle da climatização e iluminação é possível economizar um bom dinheiro e tarefas que demorariam muito tempo para serem executadas por uma pessoa podem ser resolvidas em instantes.
Benefícios
Segurança: supervisão constante e controle total sobre a casa a partir de qualquer lugar do mundo, informações sobre eventos perturbadores e resposta ao perigo de acordo com os desejos do morador. “Alguns sistemas de automação permitem acesso remoto criptografado e quando estiver em uma viagem você pode acompanhar se há consumo em sua casa, ou um sensor de presença pode disparar e te enviar uma mensagem. Também existem sensores de temperatura, fumaça, inundação, abertura de portas e janelas, ou seja, as possibilidades são inúmeras, basta apenas ter os equipamentos corretos e boa mão de obra para instalação e configuração”, exemplifica.
Conforto: personalização de sistemas domésticos integrados. Possibilidades ilimitadas que acionam as mais complexas situações.
Econômico: A medição do consumo de energia e a desativação automática de dispositivos poupam energia.