Pela primeira vez, o e-atleta Eduardo Spek, Eduardinho, disputa uma final de campeonato brasileiro, o eGol Pro, pelo time do Vasco da Gama-RJ. A partida será neste sábado e tem transmissão pela SporTV
A carreira do campo-larguense Eduardo Spek de Freitas (16), o Eduardinho como é conhecido no mundo dos jogos online, está em plena ascensão. Há três anos ele participa de um dos mais importante campeonatos de jogos de vídeo game do Brasil, o e Football PES 2021, da eGol Pro. Neste sábado ele e seus outros dois companheiros de time, Gabriel Franja e Alan de Campos, disputam a final contra o Corinthians, a partir das 13h30, com transmissão da SporTV.
A classificação para a final veio do controle do Eduardinho, que tem sido chamado de grande promessa do mundo dos jogos online de futebol. Eduardo contou à Folha que participava de um processo seletivo, quando foi convidado pelo Vasco da Gama para integrar o time de e-atletas e viajou ao Rio de Janeiro para ser apresentado oficialmente como membro do Clube, no Estádio São Januário.
“Eu aceitei o convite e percebo que minha carreira como e-atleta está se consolidando. Isso é fruto de muito esforço e treino, os quais eu me empenho para buscar sempre os melhores resultados e estratégias. Esse campeonato está sendo muito relevante para minha carreira, tanto pelo convite feito pelo Vasco, pela oportunidade em integrar uma equipe, chegar a uma final e também por ter as partidas televisionadas no SporTV.”
O campeonato tem sido disputado em times formados por três atletas. A partir da semifinal o formato adotado é o MD5 com o Rei da Mesa (um contra um) a partir do jogo 3, ou seja, jogam em times, onde exige muito entrosamento na equipe e no Rei da Mesa, a partida é disputada individualmente, aonde “quem perde, passa o controle”. Foi assim que Eduardo conquistou a vaga para a final contra o e-Galo, time do Atlético Mineiro, pelo placar de 2x0, sem sofrer nenhuma finalização.
“Os treinos são feitos tanto em times, no caso o nosso time acaba treinando contra outros amigos, como também individual, para não perdermos a habilidade de jogar desta forma. São treinos bem intensos, de várias horas, estudando o time adversário também para buscar táticas”, comenta Eduardo. “Agora estamos focados nesta partida de sábado, para buscar o melhor desempenho e trazer esse título para a ‘casa’, para o Estádio São Januário”, finaliza.
Currículo crescente
Eduardinho tem um currículo bastante expressivo de partidas e campeonatos disputados. Em 2019, ele havia sido convocado para disputar o Campeonato Brasileiro e a Copa Paulista de PES 2019, dentro do Museu do Futebol, em São Paulo. Ainda em 2019, ele foi o primeiro campo-larguense a disputar um campeonato na elite do futebol digital do Brasil. Com 15 anos na época, o jovem representou o Avaí (SC) no E-Brasileirão, que reuniu representantes dos 20 clubes da Série A, quando terminou o campeonato na terceira colocação.
Em 2020 ele disputou a única vaga para representar o Botafogo, do Rio de Janeiro, contra 1.386 jogadores.