Para líderes obterem bons resultados em uma empresa é preciso trabalhar quatro pontos importantes, segundo o facilitador emocional Marcello Brandalise.
Para líderes obterem bons resultados em uma empresa é preciso trabalhar quatro pontos importantes, segundo o facilitador emocional Marcello Brandalise. A liderança, conforme já divulgado em outra matéria, como também comunicação, relações humanas e inteligência emocional. Esse conteúdo está sendo elaborado pela Acicla – Associação Comercial e Empresarial de Campo Largo e divulgado em vídeos, com objetivo de orientação aos empresários e líderes.
“Existe uma ferramenta a ser desenvolvida que é a comunicação. Precisamos entender que a comunicação é uma via de mão dupla, o que eu falo tem que ser compreendido e entendido por você. Começa sendo um bom ouvinte e quanto mais ouvir atentamente melhor será a comunicação. A base principal é saber ouvir, compreender e responder o que as pessoas estão te perguntando”, explica Marcello, detalhando que às vezes a comunicação pode ser muito evasiva em alguns momentos, mas como líder precisa de uma comunicação pontual.
O tom de voz, volume, ênfase e pausa são técnicas usadas na comunicação e as empresas também usam isso para se vender, segundo ele comenta. Para ele, as empresas neste momento de crise precisam correr atrás, pois é a grande chance de adaptação, transformação e melhorias. Como bom líder e comunicador, você consegue influenciar as pessoas ou é influenciado?”, ele questiona para que cada um faça uma autorreflexão.
Cita que há pessoas que estão estagnadas muitas vezes porque não conseguem se relacionar e estimula o questionamento: “Como me relaciono com as pessoas? O que tenho feito para melhorar meu relacionamento e meu networking?”. É preciso uma autorreflexão e não jogar a culpa para uma terceira pessoa; pensar na sua mudança, sem esperar do próximo. “Se continuar vivendo naquele mundinho não adianta reclamar do Governo, de Deus, a vida continua dando as mesmas oportunidades”, completa.
Marcello orienta que é preciso ver como está se relacionando com as pessoas, se entende o momento que ela passa, criando afinidade nesta relação. Também internamente como lidamos com nossas relações. Comenta que em algumas situações um líder pode não aceitar o que a pessoa está dizendo, mas internamente precisa separar as situações, respeitar as ideias do outro. “Melhorando comunicação melhora as relações humanas, como um ciclo”, enfatiza. Na próxima semana, a Folha traz as orientações sobre inteligência emocional.